Governo do Estado avança em tecnologia responsável pelo monitoramento do uso de agrotóxicos

No Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos, comemorado neste sábado (11/01), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento destaca o papel essencial da tecnologia no controle responsável do uso de agrotóxicos na agricultura fluminense. Por meio do Sistema de Integração Agropecuária (SIAPEC), uma ferramenta de gestão on-line moderna implantada pela Superintendência de Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro, todos os dados relacionados a agrotóxicos, comercialização e controle são armazenados.

O sistema oferece um controle eficiente sobre o comércio de produtos químicos, permitindo que distribuidores insiram informações detalhadas sobre os produtos e os volumes comercializados aos agricultores. Além disso, o SIAPEC viabiliza a emissão de receituários agronômicos e acompanha a logística reversa, controlando a entrega de embalagens vazias nos postos de recebimento regulamentados no estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Dr. Deodalto, o SIAPEC oferece uma abordagem segura e eficiente para o monitoramento e fiscalização.

O sistema integra informações sobre o cadastro de produtos, comercialização, receituário agronômico e destinação correta das embalagens vazias. Tudo isso garante a qualidade e segurança dos produtos, protegendo os consumidores e o meio ambiente – enfatiza o secretário.

Com o SIAPEC, o estado do Rio de Janeiro fortalece as boas práticas agrícolas, assegura a proteção dos recursos naturais e promove um controle mais rigoroso e eficiente sobre o uso de agrotóxicos.

Impacto e Responsabilidade

A implementação do sistema traz ganhos significativos para a saúde humana e o meio ambiente, contribuindo para redução de resíduos químicos no solo, na água e nos alimentos. A plataforma garante mais transparência e segurança no uso de agrotóxicos, minimizando riscos de contaminação e promovendo uma agricultura mais sustentável.

O módulo de agrotóxicos do Sistema é uma ferramenta segura e gratuita para os agentes envolvidos nesta cadeia e permite controlar os estoques, os registros de entrada e saída de agrotóxicos além da emissão de receituários agronômicos – destaca o engenheiro agrônomo e coordenador de controle de agrotóxicos da Secretaria de Agricultura, Leonardo Vicente.

Além disso, o SIAPEC apoia os trabalhos de fiscalização realizados pela Superintendência de Defesa Agropecuária, como as vistorias em propriedades rurais para verificar a aplicação e o armazenamento adequado de produtos, a fiscalização de lojas que comercializam agrotóxicos, garantindo a conformidade com as normas, e o atendimento a denúncias de agrotóxicos clandestinos, combatendo o uso irregular e protegendo a saúde pública.

Em caso de dúvidas sobre o sistema, os produtores podem procurar a unidade da Defesa Sanitária Vegetal mais próxima. Iniciativas como esta reforçam o papel do Rio de Janeiro como referência nacional no controle sustentável de agrotóxicos.

The post Governo do Estado avança em tecnologia responsável pelo monitoramento do uso de agrotóxicos appeared first on Super Rádio Tupi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.