Geração Z redefine o mercado e consumo saudável ganha espaço

A Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre 1997 e 2012, está revolucionando o mercado de consumo ao priorizar hábitos alimentares mais equilibrados e saudáveis. Diferentemente da geração anterior, os Millennials, que buscavam praticidade devido a rotinas agitadas, os jovens de hoje valorizam alimentos naturais, orgânicos e com menor teor de aditivos. Este comportamento, motivado por maior acesso à informação e conscientização sobre saúde e bem-estar, já molda a oferta de produtos e serviços no mercado global.

Raphael Mattos, especialista em negócios, ressalta que a internet desempenha um papel fundamental nesse fenômeno. “Os conteúdos na internet que destacam os benefícios de escolhas conscientes, como os orgânicos, os alimentos naturais e com menor teor de aditivos são infinitos. Sem dúvida nenhuma, essa geração está bem mais consciente sobre os impactos de suas decisões alimentares e prioriza itens que contribuam para a saúde e o bem-estar”, explica.

Além disso, evitar problemas de saúde como obesidade e diabetes tem se tornado uma prioridade, reforçando a demanda por alimentos ricos em nutrientes e propriedades funcionais. Snacks de frutas, opções veganas e sem glúten, bem como frozens proteicos, são exemplos de produtos em alta. Essa tendência já é incorporada por grandes players, como o Mavsa Resort, que implementou opções plant-based no cardápio. “É crescente a procura por este grupo de alimentos, especialmente pelos mais jovens. Sempre atentos às tendências e novos hábitos de consumo, nós resolvemos aderir e temos notado, de fato, uma boa aceitação”, afirma Tiago Cabau, gerente geral do resort.

No campo dos serviços, experiências alinhadas ao bem-estar, como atividades físicas em grupo e iniciativas offline, também têm conquistado a preferência da Geração Z. Segundo Mattos, investir nesses segmentos não só aumenta as vendas, mas posiciona as marcas como modernas e conectadas às novas demandas de consumo.

Apesar dos custos mais elevados associados a produtos saudáveis, a disposição dessa geração em investir reflete uma mudança nas prioridades, com foco na qualidade de vida. A combinação de acesso à informação, engajamento ambiental e busca por saúde consolida a Geração Z como um dos principais motores de transformação do mercado atual. “Empreender hoje em dia é entender o cliente, seus gostos, preferências, comportamentos, nunca foi tão importante estar atento às transformações que começaram, essencialmente, na pandemia”, conclui Mattos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.