Carteira do Idoso: quem tem direito, como emitir e garantir passagens gratuitas

Passagens interestaduais gratuitas, descontos em ingressos culturais, atendimento preferencial: tudo isso é possível para pessoas com mais de 60 anos, desde que tenham a Carteira do Idoso.

Homem segurando a Carteira do Idoso

Veja quem tem direito ao benefício – Foto: Reprodução/ND

O documento comprova a condição de idoso e permite desfrutar dos privilégios garantidos pela legislação brasileira. Pode ser emitido de maneira fácil, pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Quem pode ter a Carteira do Idoso?

Pessoas com 60 anos ou mais, que sejam cadastradas no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal, com renda individual de até dois salários mínimos.

Idoso lendo com a filha

Vale a pena aproveitar os benefícios e o requerimento é simples – Foto: Reprodução/ND

Quais os benefícios da Carteira do Idoso?

Beneficiários do programa têm direito ao atendimento prioritário em órgãos públicos e estabelecimentos privados, garantindo um tratamento mais adequado e respeitoso.

Além disso, é possível viajar viajar de ônibus entre estados gratuitamente, conforme estipulado pela legislação brasileira. Empresas são obrigadas a reservar duas vagas por viagem para idosos, proporcionando inclusão e mobilidade.

Outro benefício é que a Carteira do Idoso pode garantir desconto em ingressos de diversas atividades culturais, esportivas e de lazer. Consulte a prefeitura do seu município para descobrir benefícios adicionais disponíveis.

Casal emitindo a Carteira do Idoso

Direito é garantido por lei – Foto: Freepik/ND

Como tirar a Carteira do Idoso?

  1. Acesse o site de serviços do Governo Federal por meio deste link;
  2. Ao entrar na plataforma, clique em “Iniciar” e selecione “Emitir Carteira do Idoso”;
  3. Preencha os dados pessoais requisitados, incluindo documento de identificação com foto (RG, CNH ou passaporte), comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento e número do CPF;
  4. Verifique a precisão das informações e confirme a solicitação;
  5. Após a confirmação, a Carteira do Idoso estará disponível para impressão.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.