Procon de Santa Cruz realizou 3.985 atendimentos em 2024

O Procon de Santa Cruz do Sul realizou 3.985 atendimentos a consumidores em 2024. Nesse número estão incluídas consultas e orientações, reclamações e denúncias recebidas pelo órgão ao longo do ano passado. A exemplo do que já ocorreu em anos anteriores, os serviços financeiros são o principal alvo das queixas e correspondem a mais de 50% do total. Impasses com garantia de produtos e prestação de serviços são outros motivos que levam os consumidores a buscar auxílio.

Segundo o coordenador do escritório local, Marcelo Estula, foram 1.381 reclamações registradas em 2024, além de 238 denúncias e 2.366 consultas. O maior problema, como já referido, são os serviços financeiros. “Principalmente relacionados aos empréstimos consignados dos aposentados. Percebemos que essa ocorrência tem se mantido nos últimos anos”, observa. Em função disso, a faixa etária mais prejudicada é a de idosos que recebem benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

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Coordenador do escritório local, Marcelo Estula

Essa situação, revela Estula, é motivo de preocupação porque as dificuldades financeiras influenciam negativamente a vida dos envolvidos. “As pessoas geralmente chegam aqui com muitos problemas e estressadas, então tentamos dar o melhor atendimento e buscamos resolver essas questões.” As denúncias e queixas, acrescenta o coordenador, muitas vezes são acompanhadas de um documento ou contrato assinado pelo próprio reclamante, que não leu as condições antes de assinar.

A orientação do profissional aos consumidores é sempre ler os termos e ter plena ciência antes de proceder. Em caso de dúvidas na hora da contratação, o Procon está disponível para esclarecimentos e orientações. “Verificamos também se a situação é legal, a fim de evitar que o usuário caia em algum tipo de golpe.” A desatenção pode trazer surpresas desagradáveis no futuro, por isso é fundamental ter conhecimento e auxílio de pessoas capacitadas para esse tipo de análise.

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Depois dos serviços financeiros, empecilhos com garantia de produtos, entregas e prestação de serviços de telecomunicações são as queixas mais recorrentes. “São problemas referentes a cobranças indevidas, cancelamentos e faturas ou mesmo o serviço em si.” No caso dos produtos, trata-se de mau funcionamento ou itens que não atingiram a expectativa após a compra, além de dificuldade para conserto ou troca de itens defeituosos dentro do prazo de garantia de fábrica. Viagens, transportes e turismo completam a lista.

Órgão atua também na prevenção e na fiscalização

Marcelo Estula salienta que o Procon não atua somente quando é acionado. O órgão conduz ações de prevenção e fiscalização. Uma delas pôde ser vista em 29 de novembro do ano passado, na Black Friday.
“Orientamos e divulgamos na mídia local informações para que o consumidor não caísse em golpes e não tivesse problemas. Isso ajudou muito a reduzir as reclamações em relação aos anos anteriores.” Observa que os compradores estão mais atentos e menos suscetíveis a cair em golpes.

Desde 2023, o Procon possui um setor de fiscalização com diferentes frentes de trabalho. Os fiscais atuam em lojas e supermercados – conferindo se o preço anunciado nas gôndolas é o mesmo cobrado no caixa e a validade de produtos – , em postos de combustíveis e até mesmo verificando fios de postes caídos nas vias públicas. “Tivemos um maior número de denúncias quanto a isso e estamos em parceria com o Ministério Público e a RGE para tentar solucionar esse problema de maneira mais eficaz.”

Colaborou Jaime Friedrich

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