Nárcia Kelly é apresentada como presidente do GoiâniaTur e anuncia plano diretor para o turismo

A nova presidente da Agência Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur), Nárcia Kelly, anunciou que criará um plano diretor voltado para o turismo. Em sua apresentação nesta quarta-feira, 15, ela mencionou que a proposta será trabalhada em breve. Primeiro, ela deseja realizar um diagnóstico da nova pasta com sua equipe antes de desenvolver os projetos.

“Conversando com o presidente da Goiás Turismo (Fabrício Amaral), com amigos de outros estados, eu recebi uma sugestão que gostei muito: o plano diretor de turismo de Goiânia”, disse a nova titular do GoiâniaTur ao prefeito Sandro Mabel (UB). “Uma sugestão para que possamos estabelecer metas para os próximos anos”, acrescentou.

Entretanto, Nárcia não detalhou a proposta e destacou que a pasta está em fase de “diagnóstico”. “Meu nome foi apresentado hoje como próxima secretária do Turismo, mas ainda não tomei posse. (…) O primeiro passo será o diagnóstico com nossa equipe, mas ainda aguardo a minha nomeação no Paço Municipal”, explicou.

Ao mesmo tempo, a nova presidente do GoiâniaTur afirmou que estará em busca de recursos e apoio de onde for necessário para a pasta. “Vou me dedicar todos os dias para fazer o meu melhor. (…) As expectativas são as melhores, eu amo turismo e eventos, isso é tudo o que eu gosto”, declarou.

Presente no evento, Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo, também destaca a parceria do Estado com o município para a área do turismo, além de elogiar as mudanças ocorridas na pasta.

“Lutamos muito para que o GoiâniaTur tivesse um foco maior em promoção e captação. Precisamos de eventos pra ‘mexer’ a cidade e na medida que a pasta estava cuidando de Parque Mutirama e do Zoológico, ela perde um pouco o foco. Agora a pasta está com o foco nisso, com uma secretária enxuta e mais com a cara da gestão do nosso governador”, destacou o titular do turismo em Goiás.

Lembrando que os equipamentos municipais de lazer citados foram transferidos para gestão da pasta criada para Gestão de Negócios e Parcerias.

Fundo Municipal para o Turismo

Uma das propostas prioritárias do prefeito Sandro Mabel (UB) é reativar o Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR). Criado em 2009, a iniciativa é um mecanismo financeiro com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e a promoção do turismo local. A verba em questão é destinada à infraestrutura, cultura e outras áreas relacionadas.

De acordo com o prefeito, a ideia é buscar recursos de todos os locais possíveis para o FUMTUR. “O turismo pode utilizar uma parcela do ISS (Imposto Sobre Serviços) gerado dentro da atividade turística e incorporá-la nesse fundo”, disse Mabel. Anteriormente, ele e a presidente também mencionaram a possibilidade de buscar recursos de emendas parlamentares, Governo estadual e parcerias com entidades privadas.

Tripé

Durante o evento, o prefeito disse que a pasta trabalhará com um formato de “tripé”: elaborar bons projetos, executá-los e garantir a condição financeira. Ele também afirmou que pretende facilitar o trabalho da secretária o máximo que puder.

Ideias iniciais

Em discurso, Mabel voltou a citar o plano de criar o “Museu do Sertanejo”, que pode ser instalado na sede da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA). O plano também inclui a “Calçada da Fama do Sertanejo”, uma iniciativa inspirada na Calçada da Fama de Hollywood, em Los Angeles. No entanto, em vez de artistas de cinema, o local receberia os principais nomes do sertanejo goiano.

A iniciativa recebeu até uma emenda do ex-vereador e agora secretário de Gestão de Negócios e Parcerias, Lucas Kitão (UB), para o Plano de Requalificação do Centro de Goiânia, o Centraliza. No entanto, o prefeito pediu recentemente que todas as pautas da última gestão que não foram aprovadas fossem removidas. Resta a expectativa de que um novo “Centraliza” seja enviado.

Além do turismo de negócios, Mabel quer incentivar o turismo no agronegócio, logística, saúde, aviação e citou hoje planos para o turismo ambiental. Uma das ideias é criar uma estrutura para música no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco. “Uma iniciativa bacana para o turismo, igual o ‘Rock in Rio’, com três palcos voltados para o lago”, citou.

Leia também:

Olavo Noleto recebe Ugton Batista, secretário da Cultura da Prefeitura de Goiânia

Goiânia realiza 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

O post Nárcia Kelly é apresentada como presidente do GoiâniaTur e anuncia plano diretor para o turismo apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.