Cine Brasília abre chamada pública para exibição de curtas-metragens

cine brasilia

Com o objetivo de selecionar produções locais e nacionais para integrarem a programação regular, o Cine Brasília abriu uma chamada pública para exibição de curtas-metragens. Cada curta selecionado será exibido ao longo de uma semana, abrindo as sessões de um longa-metragem em cartaz. Ao todo, até maio de 2027, serão exibidas até 150 obras, sendo metade desse total destinada a produções do Distrito Federal.

Todos os filmes escolhidos receberão um cachê de R$ 1.000 para trabalhos finalizados a partir de 2024 e R$ 500 para produções concluídas até 2023. As inscrições podem ser realizadas até 1º de abril de 2027 em formulário online, que está disponível, com o edital completo, no site do equipamento público.

Podem se inscrever produtoras e distribuidoras brasileiras, não havendo limite de obras inscritas por proponente – desde que estas tenham duração máxima de até 25 minutos. A seleção e a curadoria serão feitas pela equipe de programação do Cine Brasília.

De acordo com a diretora do Cine Brasília, Sara Rocha, a chamada de curtas-metragens foi implementada com o objetivo de proporcionar a exibição do gênero nos cinemas, expandindo o acesso às obras exibidas em festivais mais restritos e fortalecendo o cinema independente.

“O curta é um formato de obra audiovisual importantíssimo que forma grandes talentos e tem uma repercussão muito positiva, ficando cada vez mais vista com essa possibilidade de acesso. Há uma safra esplêndida de filmes que são produzidos e exibidos majoritariamente no circuito restrito a festivais com uma competitividade muito alta e, em alguns casos, muito proeminentes para plataformas de streaming, que acabam não tendo a função primordial de chegar no público que vai aos cinemas”, detalhou.

A proposta seguirá aberta até o final da gestão do equipamento público e é pioneira no país, com um formato de apresentação em conjunto com longas na programação comercial que permite um contato direto com narrativas mais experimentais, inovadoras e regionais, ampliando a representatividade cultural nas telonas. “É uma iniciativa que o Cine Brasília tem muito orgulho de ter implementado e que hoje a gente vê já sendo replicada em outros cinemas públicos do país”, observou a gestora do espaço público.

O Cine Brasília possui outras três chamadas abertas e em atividade: a Chamada Pública de Obras Produzidas com FAC-DF, a de Escolas e Projetos Educacionais e a Chamada Pública para Credenciamento de Entidades do Audiovisual.

*Com informações da Agência Brasília

Adicionar aos favoritos o Link permanente.