Policiais e autoridades lamentam morte de militar do DF morto em ato heroico em Maceió

militar morto maceio

Em um ato de bravura, o 2º Sargento Adriano Damásio Lopes, de 44 anos, morreu após ajudar a salvar as vidas dos hóspedes de um hotel em Pajuçara, em Maceió. Um incêndio se alastrou pela edificação, nessa quinta-feira (16), no hotel onde o policial Polícia Militar do Distrito Federal estava passando as férias com a família.

A PMDF manifestou, em nota, profundo pesar pelo falecimento do 2º Sargento Adriano Lopes, que esse ano iria completar 21 anos de serviço. O órgão destacou o ato de total abnegação do policial que salvou vidas ao ajudar na evacuação de hóspedes, garantindo a segurança de várias pessoas diante da emergência. “Seu gesto heróico reflete o mais puro exemplo de coragem, dedicação e amor ao próximo, valores que sempre nortearam sua conduta como policial militar”, disse parte da nota.

Os policiais militares do DF se solidarizaram com a família, amigos e companheiros de farda neste momento de imensa dor e perda irreparável. “Reafirmamos nossa gratidão e respeito ao legado deixado pelo Sargento Adriano Damásio Lopes, que será sempre lembrado como um exemplo de altruísmo e comprometimento com a vida e a segurança de todos”.

O 2º tenente Assumpção do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran/PMDF) prestou serviço com Adriano Lopes e ao Jornal de Brasília, ele falou sobre o policial militar. Os dois eram colegas de profissão do mesmo Batalhão e amigos. Assumpção afirmou com orgulho que Adriano era um homem extremamente profissional e muito respeitoso. “Ele era muito sério no serviço, sempre preocupado com os colegas”, contou.

Assumpção também destacou que Adriano tinha muito conhecimento e que outros policiais o respeitavam e o procuravam para orientação, visto que ele prontamente ajudava os companheiros de serviço. “Ele era uma pessoa que todo mundo ia pedir ajuda”, comentou. Para Assumpção, vai ser difícil imaginar o Batalhão sem o sargento. “Ele sempre foi um exemplo para todos nós”.

De acordo com Assumpção, o sargento estava de férias desde o dia 6 de janeiro, previsto para retornar no dia 17 do mesmo mês e voltar ao serviço no dia 18. “Ele estava no fimzinho das férias, mas mesmo assim, nunca deixou o dever de lado e até o fim, ele honrou o nosso lema de servir a população”. Assumpção considera que muitas vezes, na profissão deles, o policial nem pensa no risco que ele vai correr, quando se vê em uma situação em que outras pessoas precisam de ajuda. Mesmo nos momentos em que o militar não está em serviço. “Nós temos esse ímpeto, o policial militar está sempre de prontidão para servir, é uma coisa muito interna”, reflete.

Com tristeza enorme pela perda, Assumpção afirma que toda a corporação sente muito orgulho de ter trabalhado com ele. “Nós estamos muito consternados porque perdemos um grande amigo e irmão policial militar”, salientou. Assumpção declarou que agora os esforços serão voltados para fazer tudo que for possível para honrar a memória de Adriano Damásio Lopes, que deixa uma esposa e uma filha de dez anos.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha homenageou o policial Adriano e registrou o pesar pelo seu falecimento. “Adriano agiu com destemor e heroísmo, honrando a instituição a qual pertencia e deixando um legado de humanidade, que será eternamente lembrado”, destacou.

Ibaneis afirmou que Adriano receberá todas as homenagens merecidas pelo ato de altruísmo e a família também vai receber todo o apoio necessário. “Já foi pedido à comandante Coronel Ana Paula Barros Habka, que dê toda assistência a família e que providencie o mais rápido possível, o translado do corpo de Adriano de Maceió para cá”, adicionou. Ele agradeceu ao Corpo de bombeiros militar e Polícia Militar de Alagoas que deram toda a assistência e que estão ajudando na liberação do corpo de Adriano. Até o fechamento desta edição, ainda não tinha sido divulgado quando o corpo de Adriano vai ser transferido para Brasília, ou quando vai ser o velório.

O incêndio

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), o incêndio aconteceu na madrugada de quinta-feira, em um hotel na Rua Jangadeiros Alagoanos, em Pajuçara, Maceió. A fonte das chamas estava em um quarto isolado no sexto andar e o fogo foi controlado pelas equipes de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros.

A corporação apontou que o sargento Adriano Lopes auxiliou no resgate das vítimas do sexto andar e após isso, foi encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE) por ter inalado a fumaça. Apesar do atendimento, o policial sofreu complicações e veio a óbito. “O militar realizou o salvamento de vários hóspedes”, frisou a nota. Em nota, o CBMAL informou que Adriano estava de férias acompanhado da esposa, da filha e da sogra. O andar em que ele e a família estavam, era o foco do incêndio.

Segundo o CBMAL, foi realizada uma perícia no local na manhã do dia 16 para investigar as causas do incêndio e avaliar os danos estruturais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.