Resistência de vítima evitou o estupro próximo da gruta

Caso que marcou os últimos dias de 2024 em Santa Cruz do Sul, a suposta tentativa de estupro cometida contra uma mulher nas imediações de um dos principais pontos turísticos da cidade, o Parque da Gruta, teve o inquérito concluído pela Polícia Civil. Preso em flagrante, um homem de 43 anos, natural do município e com endereço fixado em Venâncio Aires, foi indiciado por estupro tentado.

Em entrevista à Gazeta do Sul, a delegada Raquel Schneider confirmou que remeteu o inquérito ao Poder Judiciário. Ela detalhou o indiciamento do acusado. “Ficou evidenciada nos autos a vontade de cometer o crime por meio de ações concretas praticadas pelo investigado, pois ele abordou a vítima com violência, com a intenção de realizar o ato sexual, mas foi impedido pela resistência dela”, ressaltou a delegada.

LEIA MAIS: Homem é preso por tentativa de estupro próximo ao Parque da Gruta

Segundo a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), no interior do motorhome foi encontrado um preservativo já aberto, pronto para o uso. “Foi verificado no celular do investigado que ele enviou mensagens para garotas de programa na manhã daquele sábado, buscando sem êxito agendar encontro”, revelou a delegada.

Segundo ela, em sua ficha de antecedentes, o homem apontado como autor figura como suspeito de um crime de assédio sexual, que teria sido cometido em 2019, no município de Mato Leitão. O acusado continua recolhido no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. Seu nome, por enquanto, está sendo mantido em absoluto sigilo pelas autoridades policiais.

LEIA MAIS: Tentativa de estupro em motorhome próxima ao Parque da Gruta: entenda os desdobramentos jurídicos

Entenda o caso

O fato aconteceu por volta das 9h25 do dia 28 de dezembro. Uma santa-cruzense de 30 anos caminhava na Rua Capitão Pedro Werlang, imediações do Parque da Gruta, no Bairro Higienópolis, quando se aproximou de um motorhome branco estacionado e se deparou com um homem usando touca ninja encostado no veículo. Ele a agarrou e tentou colocá-la à força dentro do motorhome. A mulher resistiu e se desvencilhou do ataque, fugindo.

Imediatamente ela ligou para a Brigada Militar (BM), comunicando o fato. Ainda pediu aos condutores de dois veículos que passavam que seguissem o motorhome do suspeito, em fuga. Um desses carros encontrou uma guarnição da BM na esquina das ruas Marechal Floriano e Galvão Costa. Sabendo detalhes do veículo, os policiais fizeram buscas e abordaram o motorhome em frente ao Parque da Oktoberfest, quase na esquina da Avenida Independência.

LEIA TAMBÉM: Golpista tenta vender casa de santa-cruzense na internet

O condutor foi identificado como sendo um homem de 43 anos. No interior do veículo foram encontrados pacotes de preservativos, um deles aberto, além de uma touca ninja no banco do carona. Em contato com a vítima, ela reconheceu o homem abordado como o agressor. O acusado foi algemado e preso em flagrante pela BM, sendo levado ao hospital para realizar exames de lesões e depois à delegacia.

A delegada plantonista Graciela Foresti Chagas determinou o auto de prisão em flagrante. Por fim, solicitou ao Poder Judiciário um pedido de conversão para prisão preventiva. Em depoimento, a vítima disse ter certeza de que o propósito do ataque era o crime sexual. Ressaltou que o acusado tentou empurrá-la para dentro do motorhome usando força física. O homem foi conduzido ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul.

LEIA TAMBÉM: Colisão causa danos em dois carros na RSC-287

Equipe de plantão naquele fim de semana, o promotor Gustavo Burgos de Oliveira, da 1ª Promotoria de Justiça Criminal, e o juiz João Francisco Goulart Borges, titular da Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, analisaram o caso. Burgos pediu a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva, sobretudo em razão de a investigação estar em andamento.

Já o advogado constituído pelo acusado solicitou a liberdade dele. Alegou que não teria se valido na abordagem – segundo a defesa – de nenhuma arma, pois a vítima não teria restado ferida. Por essa razão, na visão dos defensores do acusado, medidas cautelares diversas seriam suficientes. O magistrado analisou as ponderações e decidiu manter a detenção, convertendo a prisão em flagrante em prisão preventiva.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Resistência de vítima evitou o estupro próximo da gruta appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.