Trump conversou por telefone com o presidente chinês

captura de tela 2025 01 17 120747

O presidente chinês, Xi Jinping, teve uma reunião telefônica com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta sexta-feira (17), informou a televisão estatal chinesa.

A ligação ocorreu “na tarde de 17 de janeiro”, informou a CCTV sem mais detalhes, três dias antes de Trump tomar posse como presidente dos EUA novamente.

“A ligação foi muito boa para a China e os Estados Unidos”, disse Trump em sua plataforma de mídia social. “Espero que resolvamos muitos problemas juntos, começando imediatamente. Discutimos o equilíbrio do comércio, fentanil, TikTok e muitos outros assuntos”, afirmou.

“O presidente Xi e eu faremos todo o possível para tornar o mundo mais pacífico e seguro!”, acrescentou.

A China anunciou, nesta sexta-feira, que Xi enviaria o vice-presidente, Han Zheng, para a cerimônia de posse de Trump na próxima segunda-feira.

Trump travou uma amarga guerra comercial com a China durante seu primeiro mandato, impondo tarifas sobre importações da segunda maior economia do mundo.

Desta vez, ele ameaça adotar medidas mais duras, acusando Pequim de práticas comerciais desleais que contribuíram para uma crise devastadora do fentanil nos Estados Unidos.

Na quinta-feira, Pequim criticou “ataques infundados” feitos por Marco Rubio, que deve ser secretário de Estado no próximo governo Trump.

Em sua audiência de confirmação no Senado, Rubio chamou a China de “adversário mais poderoso e mais perigoso” que Washington já enfrentou.

“Os Estados Unidos devem entender corretamente a China e parar com ataques infundados e campanhas de difamação”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Guo Jiakun, em uma entrevista coletiva.

Em dezembro, Xi disse que a China estava disposta a dialogar e “expandir a cooperação” com os Estados Unidos, mas alertou que uma guerra comercial “não teria vencedores”.

© Agence France-Presse

Adicionar aos favoritos o Link permanente.