OAB rejeita candidatura de oposição e aproxima Beto Simonetti de reeleição

b52ab369 d862 4606 812c b103bc29be06

ARTHUR GUIMARÃES DE OLIVEIRA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Decisão da diretoria da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) da última terça-feira (14) negou pedido de registro de candidatura do único nome da oposição na eleição para o Conselho Federal, abrindo caminho para a reeleição do atual presidente, Beto Simonetti.

A escolha do novo representante da advocacia está prevista para ocorrer no próximo dia 31 de janeiro, como estabelecido em lei. O mandato é de três anos, de 2025 a 2028.

Em busca da reeleição, Simonetti encabeça a única chapa na disputa pelo comando do Conselho Federal.

O advogado Mário David Prado Sá pediu registro de candidatura avulsa, mas teve o pleito recusado.

O Estatuto da Ordem exige o registro de chapa completa, sob pena de cancelamento da candidatura.

Além da presidência, a chapa deve ter candidaturas para a vice-presidência, secretaria-geral, secretaria-geral adjunta e tesouraria. O advogado registrou apenas o próprio nome.

Além disso, é necessário indicar o apoio de, no mínimo, seis conselhos seccionais, o que ele também não fez.

À Folha de S.Paulo Prado Sá disse ser difícil para quem é da oposição convidar um conselheiro para compor uma chapa, “porque eles foram cooptados pela presidência”. Ele usou o mesmo argumento para as seccionais, das quais afirmou não ter condição de buscar apoio.

Ele critica a decisão da diretoria da OAB, afirma que irá recorrer e ameaça levar o caso ao STF (Supremo Tribunal Federal).

O advogado tentou ainda impugnar a chapa de Simonetti, alegando que o registro da candidatura dele foi solicitado fora do prazo, não ter sido publicado edital das eleições e que uma comissão eleitoral não foi nomeada. A diretoria da OAB negou a medida.

Questionada, a assessoria de imprensa da Ordem disse que as acusações são falsas, que as regras para as eleições foram publicadas em novembro e que o requerimento de registro de candidatura do atual presidente foi feito dentro do prazo.

A diretoria da OAB deferiu o pedido de registro da chapa de Simonetti, tornando-a a única chapa válida na disputa. Ainda assim, ela precisará ser eleita pela maioria do plenário, composto por 81 conselheiros federais, sendo três de cada estado e do Distrito Federal.

Formado em direito pela Universidade Nilton Lins e pós-graduado em direito penal e processo penal pela Ufam (Universidade Federal do Amazonas), Simonetti é advogado criminalista natural de Manaus.

Além dele, compõem a chapa os advogados Felipe Sarmento Cordeiro (para vice-presidente), Roseline Rabelo de Jesus Morais (secretária-geral), Christina Cordeiro dos Santos (secretária-geral adjunta) e Délio Fortes Lins e Silva Júnior (diretor-tesoureiro).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.