Confira cascatas em meio à natureza para se refrescar neste verão

Com a chegada dos dias quentes e secos, muitos aproveitam o período de férias ou os finais de semana para escapar da rotina e se refrescar em meio à natureza. As cachoeiras e cascatas dos municípios do Vale do Rio Pardo se destacam como destinos ideais para quem busca esse contato direto com o meio ambiente, além de momentos de lazer e tranquilidade.

Algumas dessas belezas naturais podem ser visitadas gratuitamente, enquanto outras cobram um valor simbólico para a manutenção do local. O Portal Gaz preparou uma lista com algumas das principais opções de cachoeiras e cascatas da região, perfeitas para quem quer relaxar e se refrescar no calor.

Cascata Salto do Rio Pardinho

Cascata Salto do Rio Pardinho
Cascata Salto do Rio Pardinho

O som das águas chama a atenção na Cascata do Salto do Rio Pardinho, localizada entre Linha Salto do Rio Pardinho e Linha Almeida, no interior de Sinimbu. O refúgio encontra-se na Reserva Particular do Patrimônio Natural da Unisc (RPPN). A partir do Centro de Santa Cruz, são quase 54 quilômetros de distância, com um tempo aproximado de 1h20min de viagem, passando pela RSC-471, via Rio Pardinho. A entrada é gratuita.

LEIA TAMBÉM: Cinco paraísos que a região esconde; veja fotos e vídeo

Cantinho Colonial

Cantinho Colonial | Foto: Prefeitura de Vera Cruz / Divulgação

Com uma área de lazer charmosa e belezas naturais incomparáveis, a Cascata Cantinho Colonial está situada a cerca de cinco quilômetros do Centro de Vera Cruz e a 12,6 quilômetros do Centro de Santa Cruz, com um tempo de viagem de aproximadamente 16 minutos. A área de lazer, banhada pelo Arroio Andréas, fica em Linha Dona Josefa. Para chegar ao local, basta pegar a RSC-287 e seguir até a estrada para Linha Andreas, no trevo de Vera Cruz. O espaço conta com área de camping equipada com churrasqueiras. A entrada é cobrada.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO E FOTOS: com entrada gratuita, recanto em Vale do Sol tem cascata e área verde

Cascata da Ferradura

Cascata da Ferradura | Foto: Ricardo Gais

Outro destino que tem atraído muitos visitantes é a Cascata da Ferradura, situada em Candelária, quase na divisa com Sobradinho. Ela fica a cerca de 70 quilômetros do Centro de Santa Cruz, com um tempo estimado de 1h10min de viagem. Para chegar lá, siga pela RSC-287 e depois pela RS-400, com placas indicativas ao longo do caminho. O espaço, que conta com uma queda d’água de 52 metros, está em uma propriedade particular e cobra entrada por pessoa. Para acessar a cascata, é necessário fazer uma trilha. Recomendamos levar água mineral e usar tênis e roupas adequadas para caminhada.

Cascata Chuveirão

Cascata Chuveirão | Foto: Divulgação

Localizada a 40 quilômetros do Centro de Santa Cruz, a Cascata Chuveirão fica em Linha Harmonia, no interior de Venâncio Aires. A viagem até o local leva cerca de 1 hora, seguindo pela RSC-287, entrando na estrada de Linha Bem Feita e, em seguida, na RS-422. Com uma queda d’água de 20 metros, o local oferece um cenário espetacular em área particular. A entrada é cobrada.

LEIA TAMBÉM: Região tem 44 destinos turísticos entre campings, balneários e cascatas; saiba quais

Dica

Aplicativos de mapas como Google Maps e Waze são ótimas opções para evitar perder o caminho. Recomendamos também levar dinheiro em espécie, já que alguns locais não possuem sinal de telefonia.

Conheça também:

  • Cascata do Plums – Linha Plums, Vale do Sol
  • Cascata Herveiras – Linha Barbudo Renner, Herveiras

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Confira cascatas em meio à natureza para se refrescar neste verão appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.