Anvisa cancela viagem de diretores a fabricante de cigarros, em Londres

VITÓRIA MACEDO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

A Anvisa cancelou a visita que diretores da agência fariam à British American Tobacco (BAT), uma das maiores fabricantes de cigarros do mundo, em Londres. A decisão foi tomada após servidores associarem a viagem a uma possível reabertura da discussão sobre a autorização de cigarros eletrônicos no Brasil.

A viagem estava planejada para ocorrer entre os dias 28 e 31 de janeiro e incluiria os diretores Daniel Meirelles Fernandes Pereira e Danitza Passamai Rojas Buvinich, além das assessoras Gabrielle Cunha Barbosa Cavalcanti e Cysne Troncoso. Além da BAT, a agenda previa uma visita às instalações da AstraZeneca, também em Londres.

“Os processos regulatórios da Anvisa são guiados pela transparência e previsibilidade, garantindo que a agenda regulatória seja amplamente conhecida pela sociedade”, declarou a agência em nota.

De acordo com a Anvisa, o cancelamento foi motivado pela necessidade de evitar “qualquer compreensão equivocada por parte da população em relação aos objetivos da instituição na regulação de produtos fumígenos”.

A decisão ocorre em um momento de intensificação dos debates no Congresso sobre a possível liberação de cigarros eletrônicos no país. Em abril de 2024, a Anvisa atualizou as normas relacionadas ao tema e optou por manter a proibição desses dispositivos como medida de precaução, até que estudos robustos comprovem sua segurança.

“Os DEF [dispositivos eletrônicos para fumar] estão proibidos no Brasil, e não há qualquer fato novo, neste momento, que justifique a reabertura da discussão sobre o tema”, enfatizou a agência.

A Anvisa também reforçou que sua missão é “proteger e promover a saúde da população” e destacou que “todas as suas ações são fundamentadas em evidências científicas”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.