Confira como foi a posse dos novos secretários e titular da PGM em Santa Cruz

Com a aprovação da reforma administrativa, em sessão extraordinária da Câmara de Vereadores, o prefeito Sérgio Moraes (PL) pôde completar o seu primeiro escalão. Foram nomeados ontem à tarde, em solenidade realizada no Salão Nobre do Palacinho, os titulares das secretarias de Bem-Estar Animal e de Desenvolvimento Econômico e Inovação, além da Procuradoria-Geral do Município.

A vereadora Bruna Molz (Republicanos) assumiu a pasta do Bem-Estar Animal, que é uma de suas bandeiras. Adiantou que dará sequência às políticas públicas do setor e focará ações voltadas aos cuidados dos animais silvestres. Destacou o sonho de ter, em Santa Cruz, uma mantenedora autorizada pelo Ibama para eles. “Estamos pleiteando com o prefeito a possibilidade de contratar um veterinário que atue nessa área”, disse.

LEIA TAMBÉM: Bruna Molz e Leonel Garibaldi são empossados como novos secretários municipais

No Desenvolvimento Econômico e Inovação, o titular é o vereador Leonel Garibaldi (Novo). Dizendo-se impressionado positivamente com o que tem visto no governo, garantiu que atuará para fazer a secretaria funcionar. “Era um cabideiro de empregos; tinha coordenadores que não coordenavam ninguém”, critica.

Ele confirmou o interesse na promoção de mais eventos voltados à inovação no município, focando o crescimento do parque tecnológico. Apontou ainda a necessidade de uma mudança do endereço no Berçário Industrial, que fica em área alagável no Bairro Várzea.

A Procuradoria-Geral do Município passa a ser de responsabilidade da servidora de carreira Trícia Schaidhauer. Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, ela explicou que a PGM busca a gestão e a interlocução com os demais poderes, com a implementação de ações que tragam melhorias à população.

“A PGM sempre atuou pela legalidade e transparência. O que foi investigado pelo MP [Operação Controle] não aconteceu na PGM, nem com aval da PGM”, respondeu ao ser questionada sobre o papel do órgão para um governo sem corrupção, defendido pelo prefeito.

Quem são os subsecretários

Marina Vetoretti assumiu o cargo de subprocuradora-geral. É graduada em Direito pela Unisc e pós-graduada em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Fundação Escola Superior do Ministério Publico do Rio Grande do Sul. De 2022 e 2024, atuou como assessora jurídica da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul.

Na Agricultura, o subsecretário é Edson Schuck. Atuou com seus pais no meio rural até os 18 anos. Após prestar serviço militar, foi admitido na Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) como avaliador, função que exerceu por 19 anos, inclusive, na organização da Expoagro Afubra. Como piscicultor, vende produtos nas feiras rurais e integrou a Associação dos Piscicultores como tesoureiro por quatro anos. Foi chefe de divisão na Secretaria de Meio Ambiente em 2019 e 2020, sendo coordenador do Centro de Bem-Estar Animal em 2021 e assessor parlamentar em 2022.

Janaína Poletto é subsecretária de Bem-Estar Animal. Ela é protetora de animais e possui curso técnico em Auxiliar de Veterinária. É voluntária na ONG Alma. Também atuou como assessora da vereadora Bruna Molz na Câmara.

Zoraia de Jesus Pereira é a subsecretária de Cultura e Economia Criativa. É professora, orientadora educacional e psicopedagoga. Especializou-se em teatralidade, dança e música e é contadora de histórias. Representou o município como prenda do CTG no Brasil e no exterior e, junto com seus irmãos Antonie e Elaine Cristina, foi campeã em Conjunto Vocal do Enart. É proprietária da Celebrar Cerimonial e Eventos com seu pai, Antônio Pereira dos Santos, comunicador e tradicionalista. Atuou na Secretaria de Educação, onde implantou a Casa de Passagem da Mulher no governo Kelly Moraes. Atualmente, preside a Associação Formiguinhas Solidárias, como voluntária.

Na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão, assumiu Nubia Bruch. Ela iniciou sua vida pública em 1998, a convite do então prefeito Sérgio Moraes. Esteve à frente da área da Saúde e levou para a administração a ideia de criação do Centro Materno Infantil. Elegeu-se vereadora em 1999, assumindo de 2000 a 2004. Foi secretária de Desenvolvimento Social no governo da prefeita Kelly Moraes, período marcado por realizações como o término da implantação do Serviço Único de Assistência Social (Suas); instalação da Casa da Cidadania e da Casa de Passagem da Mulher e conclusão da equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Juliana Breunig Sehnem é a subsecretária de Educação. Nomeada professora da rede municipal em 2008, é mestre em Educação pela Unisc e pós-graduada em Gestão Escolar e Supervisão Escolar. Com mais de dez anos de experiência na área de gestão escolar, tem se dedicado ao aprimoramento da educação.
Na Secretaria de Obras e Infraestrutura assumiu Dilson de Siqueira, funcionário do Município desde 1990. Começou sua carreira como contratado e, em 1996, tornou-se funcionário público concursado. Tem larga experiência em obras públicas, tendo trabalhado com equipes de asfalto e calçamentos ao longo das últimas décadas.

Moraes orienta e defende união

O prefeito Sérgio Moraes apontou para o fato de que a maior parte dos nomeados são mulheres – sete dos dez apresentados ontem. Alertou, no entanto, que não se trata de uma ação para “fazer média na sociedade”. “Aqui as mulheres são nomeadas porque são qualificadas ao extremo”, destacou.

Aproveitou a oportunidade para repetir a ideia que tem utilizado como mantra da gestão: não aceitará corrupção. Também passou orientações sobre a operacionalização do trabalho. Moraes completou com o pedido de que atuem de forma coletiva. “A Prefeitura é uma só”, resumiu, ao recordar que chegou a enfrentar problemas com a forma de atuação mais individualizada em cada secretaria.

Sobre os recursos que cada uma das novas pastas terá, o secretário de Fazenda, Bruno Faller, explicou que elas “herdam” das secretarias às quais estavam vinculadas. Com a reforma administrativa foi possível equilibrar esses valores, reduzindo o número de cargos em comissão.

Com os nomes apresentados ontem, o governo passa a ter três vereadores no primeiro escalão: Rodrigo Rabuske (PL), Bruna Molz e Leonel Garibaldi. As suas vagas foram ocupadas, respectivamente, por Abel Trindade (PL), Jeferson Luís de Souza (Republicanos) e Eduardo Wart-chow (Novo).

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Confira como foi a posse dos novos secretários e titular da PGM em Santa Cruz appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.