Obras no calçadão vão começar sem retirada de tipuanas

A ampliação e revitalização do calçadão da Rua Marechal Floriano terão continuidade. Na tarde de ontem, o prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes, assinou a ordem de serviço para a realização das obras na quadra entre as ruas 28 de Setembro e Júlio de Castilhos.

Antes de dar a autorização para o começo das intervenções, que se iniciam efetivamente a partir de segunda-feira, Moraes resolveu o impasse envolvendo a retirada de algumas tipuanas do Túnel Verde. Elas serão mantidas e o projeto, readequado.

LEIA TAMBÉM: Sérgio Moraes chega a acordo e assina início das obras no Calçadão da Floriano

No início desta semana, representantes dos conselhos de Meio Ambiente e de Gestão Socioambiental procuraram o líder do Executivo para se manifestar contra a remoção das árvores. Diante disso, ele optou por adiar a assinatura e propôs um prazo de 48 horas para avaliar os argumentos e buscar uma alternativa que atendesse também aos anseios dos comerciantes e da empresa responsável pelas obras.

A concordância ocorreu em uma reunião na terça-feira, na qual ficou definido que, neste momento, será autorizada apenas a execução das obras na primeira quadra. Antes de começar a próxima etapa, entre a Rua Júlio de Castilhos e a Rua Ramiro Barcelos, o Município assumiu o compromisso de analisar os pareceres dos conselhos municipais da área de meio ambiente. 

Nesse trecho, está prevista a supressão de outras quatro tipuanas. Conforme a Prefeitura, a ação é necessária para garantir a acessibilidade aos cadeirantes, necessitando a construção de rampas. Segundo laudo fitossanitário, há ainda o risco alto de queda de duas espécies. O tema voltará a ser debatido hoje em um novo encontro. Em no máximo 30 dias, o Município espera chegar a uma resolução.

A AD Construtora e Urbanizadora Ltda. terá oito meses para concluir as melhorias nas duas quadras. Ela fará a mobilização do canteiro de obras ainda nesta semana. Juntamente com a ampliação das calçadas, serão instalados bancos, floreiras, canteiras, luminárias e arcos, assim como nos demais trechos revitalizados. O custo das obras é de R$ 3,197 milhões, a partir de recursos do programa Finisa IV.

Sérgio Moraes pede rapidez à empresa responsável pela obra

Prefeito garantiu que continuará dialogando e que todos poderão se manifestar

Antes de autorizar o início das obras, o prefeito Sérgio Moraes disse ao representante da AD Construtora e Urbanizadora Ltda., Lucas Dammann, que os trabalhos de ampliação e revitalização precisam ser rápidos. “Santa Cruz não está acostumado com a morosidade. É uma cidade muito ágil. O município não pode esperar muito tempo”, afirmou.

Moraes garantiu que continuará a dialogar com as partes e todos poderão se manifestar. E ressaltou a importância de ter adiado a assinatura após a mobilização dos conselhos municipais. 

Ele destacou o risco que seria iniciar uma polêmica. “O Ministério Público inclusive se mobilizou, disparou já uma medida, que agora, com esse entendimento, eu acredito que já vai recuar. E o nosso medo era começar a obra, esburacar a cidade e sair uma determinação judicial mandando suspender. Aí era calamidade.”

LEIA TAMBÉM: Jeferson Redondo assume cadeira na Câmara de Vereadores de Santa Cruz

“Uma grande vitória para a comunidade”

Durante o ato de autorização das obras, o ambientalista José Alberto Wenzel, presidente do Conselho Municipal de Gestão Socioambiental, agradeceu ao prefeito Sérgio Moraes por garantir a manutenção das tipuanas. Destacou ainda a decisão de aguardar 48 horas antes de assinar a ordem de serviço. “O senhor teve a determinação, a coragem e a virtude de abrir esse debate”, reconheceu.

Na avaliação de Wenzel, toda a comunidade ganha com a preservação das árvores do Túnel Verde. Segundo ele, não havia necessidade de remoção, pois os laudos de fitossanidade, que analisaram a saúde das tipuanas, não constataram nenhum problema.

Para a próxima etapa da ampliação e revitalização da calçada, no trecho entre Júlio de Castilhos e Ramiro Barcelos, pretende-se solicitar uma segunda avaliação para saber o estado das quatro tipuanas que podem ser removidas.

Wenzel ressaltou a importância do diálogo e do respeito a opiniões divergentes. “Vamos trabalhar com muita responsabilidade e analisar a saúde dessas árvores. Se conseguirmos salvar mais alguma, com segurança, ótimo.”

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Obras no calçadão vão começar sem retirada de tipuanas appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.