10 Fatos sobre o Universo Absolute DC

Estimated reading time: 11 minutos

A DC lançou recentemente o Universo Absolute, trazendo uma nova perspectiva sobre seus heróis mais icônicos. Com uma abordagem moderna e mais ousada, a editora já apresentou versões repaginadas de Batman, Superman e Mulher-Maravilha, mas tem muito mais vindo por aí.

Mas afinal, o que é o Universo Absolute e o que o torna tão especial? Quais as principais mudanças e novidades que ele trouxe para os personagens e para o multiverso DC? No vídeo de hoje, vamos explorar 10 fatos sobre esse novo universo.

Como esse universo surge

Toda vez que um novo mundo é criado no Multiverso DC, ele toma um pouco da essência de Darkseid. Pois é, Darkseid é a energia que une todos os mundos. Quando percebe isso, ele chega à conclusão de que se ele morresse e liberasse toda a sua energia de uma vez, ele poderia criar muito mais do que apenas um único mundo.

Por fim, ele ataca a recém-formada Liga da Justiça Sem Limites em sua Torre de Vigilãncia, morrendo como pretendido nas mãos do Superman. Renascido no Elseworld, despojado de seu papel e de sua conexão com a Terra 0, Darkseid ativa a realidade incipiente contaminando-a com sua energia negativa, acelerando seu desenvolvimento e influenciando negativamente sua história, fazendo com que ela se assemelhasse a uma Terra Prime contemporânea na qual seus heróis não teriam aspectos importantes de si mesmos.

Um diferente Bruce Wayne

A primeira grande diferença do Batman do Universo Absolute para qualquer outro, é que ele não possui a fortuna da família Wayne. Esse Bruce é um engenheiro civil, que cresceu em uma família da classe trabalhadora no bairro pobre conhecido como Beco do Crime.

Na quinta série, Bruce venceu uma competição de engenharia estudantil ao projetar uma ponte móvel e dobrável para uso em recuperação de desastres. O prêmio era uma viagem ao Zoológico de Gotham para toda a sua classe, mas naquele dia um atirador atacou o Zoológico.

O pai de Bruce, o professor que acompanhava a viagem, colocou todos os alunos no recinto dos morcegos e disse a Bruce para segurar a porta fechada e não abri-la, não importando o que ouvisse. Ele então abordou o atirador, salvando as crianças ao custo de sua própria vida. Nascia ali o trauma que transformaria Bruce Wayne no Batman.

A Última Amazona no Inferno

A história da Mulher-Maravilha do Universo Absolute começa com a feiticeira Circe presa na Ilha do Inferno como punição dos deuses. De repente, ela recebe a visita do deus Apolo, que entrega em seus braços uma criança, Diana, a Princesa de Themyscira, explicando que ela é a última das Amazonas, tirada de seu povo por Zeus como punição por seu desafio contra os deuses. Agora, Circe é encarregada pelos deuses de agir como sua “guardiã”.

Apolo explica ainda que Diana nunca se reunirá com suas irmãs Amazonas, pois elas estão condenadas à prisão eterna após servirem Zeus. O peso do título de “Última das Amazonas” se aprofunda quando é revelado que Apolo proibiu Circe de falar a palavra “Amazona”. Ela inclusive tenta falar, mas uma espécie de magia a impede, representada por riscos em cima da palavra no balão de fala.

Krypton e o Povo de Aço

O Universo DC Absolute apresenta sua própria versão de Krypton, embora seja bem parecida com tantas outras que já vimos ao longo dos anos. O sistema é dividido por classes, sendo dominante a Liga da Ciência, que aproveita a energia do sol vermelho e do próprio planeta para alimentar sua fome insaciável por progresso.

A estrutura de classes em Krypton definiu todos os aspectos da vida. As distinções de classe eram de tanta importância que os cidadãos eram obrigados a usar o emblema de seu status social no peito o tempo inteiro. No degrau mais baixo da sociedade estava a Corporação Trabalhista, cujo emblema era visto como uma marca da vergonha, o símbolo dos não qualificados, destinados a fazer o serviço braçal. No entanto, os trabalhadores o usavam com honra, chamando a si mesmos de “O Povo de Aço”.

Mais brutal

Como reflexo das origens desse Bruce Wayne, temos um Batman bem diferente. Bruce se dedicou a estudar todas as matérias que precisaria em sua missão. Após a formatura, ele começou a trabalhar como engenheiro de serviços públicos para se familiarizar com os túneis e dutos ocultos da cidade; então estagiou na Prefeitura de Gotham para entender as políticas que impulsionavam a cidade. Ele finalmente conseguiu um emprego como engenheiro civil, usando os andares superiores abandonados dos arranha-céus que ajudou a construir como base.

Como não possui o dinheiro de sua contraparte regular, esse Batman precisa contar muito mais com o seu corpo, e por isso é um marombeiro viciado em academia. Uma montanha de músculos, esse Batman também é mais brutal e violento, escondendo dezenas de armas brancas pelo seu corpo, onde até mesmo as orelhas do capuz de morcego são adagas retráteis. Como se não fosse o suficiente, o emblema do morcego em seu peito pode se transformar em um insano machado.

Diana é criada por Circe

Dizer que Circe ficou descontente por ser sobrecarregada com um bebê no Inferno é um eufemismo. A bruxa inicialmente pretendia deixar as criaturas da ilha eliminarem a criança, já que ela não tinha sido explicitamente encarregada de manter Diana viva.

No entanto, quando a bebê Diana atira para longe a cobra enviada para acabar com ela, provando que ela está longe de ser comum, o interesse de Circe é despertado. A partir daquele momento, a bruxa começa a criar Diana e a lhe ensinar bruxaria, percebendo que “a forma como você se apaixona por uma criança é criando-a”. Esse sentimento é ilustrado de forma belíssima por Hayden Sherman, que captura a transformação de Diana de criança para menina, depois para adolescente e, finalmente, para jovem adulta sob os cuidados de Circe.

Kal-El cresceu em Krypton

Todo mundo conhece a origem do Superman, certo? Na iminência da destruição de Krypton, seus pais o colocam, ainda bebê, em cápsula espacial, e o enviam em direção à Terra, onde é encontrado pelo casal Kent e criado como um humano. O Superman do Universo Absolute no entanto, traz uma mudança drástica em relação a isso.

Vemos que Lara e Jor-El moram em uma fazendinha afastada, em uma cena onde ele está começando a ficar desesperado por saber que o planeta está definhando e ter a certeza de que a Liga da Ciência nunca o dará ouvidos. Nesse momento, vemos o jovem Kal-El se aproximando, ao lado de seu cão, e ele abraça os pais. Pois é, esse aparentemente é o principal ponto de contradição entre o Superman Absolute e a versão tradicional, já que ele cresceu em Krypton com seus pais.

Um Caçador de Marte bem diferente

Quem também chegará ao Universo Absolute em breve é o Caçador de Marte, em uma psicodélica versão bem diferente do convencional, com roteiro de Deniz Camp e arte de Javier Rodriguez.

A série se concentra no agente do FBI John Jones enquanto seu corpo é tomado por uma consciência alienígena chamada de “marciano”, fazendo com que ele lentamente enlouqueça. Camp mencionou online que, embora a série seja uma minissérie de seis edições, há potencial para mais se as vendas puderem justificar isso.

Uma nova Lanterna Verde

A DC revelou Absolute Lanterna Verde pela primeira vez na San Diego Comic-Con, com o arquiteto da iniciativa All-In e escritor de Absolute Batman, Scott Snyder, elogiando a próxima série como um dos melhores trabalhos do roteirista Al Ewing de todos os tempos. Absolute Lanterna Verde vai reimaginar a Tropa dos Lanternas e incorporar vários membros famosos ao lado da protagonista Jo Mullein, incluindo alguns favoritos dos fãs como Hal Jordan e John Stewart.

Wally West é o Flash

Diretamente da New York Comic Com de 2024, a DC Comics divulgou uma prévia oficial para a primeira edição de Absolute Flash, por Jeff Lemire e Nick Robles, que chega em março. O personagem terá um novo visual, mais moderno e bastante diferente do que estamos acostumados.

Lemire apontou no evento que “Wally é o único Flash, sem uma versão anterior, sem legado” e a escolha dele em vez de Barry Allen aconteceu para trazer “um sabor diferente”. Um detalhe interessante é que, aparentemente, pode não existir uma Força da Aceleração nessa versão.

Leia mais sobre o Universo Absolute DC:

  • Siga o O Vício no Google Notícias e não perca nada sobre Cultura Pop!
  • Absolute Batman | Scott Snyder descreve funcionalidade do ‘Monster Batmóvel’
  • Absolute Batman #1 é quadrinho mais vendido do ano nos EUA

Absolute Universe foi criado por Darkseid em DC All In Special #1, e será o lar de histórias completamente novas e inesperadas sobre alguns dos principais heróis da DC Comics.

O post 10 Fatos sobre o Universo Absolute DC apareceu primeiro em O Vício.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.