Wenzel reforça importância das tipuanas após obras no Calçadão serem confirmadas

Nesta quinta-feira, 23, o geólogo, ambientalista e presidente do Conselho Municipal de Gestão Socioambiental de Santa Cruz do Sul, José Alberto Wenzel, falou sobre a retirada de algumas árvores tipuanas do Túnel Verde, cartão-postal do município, no programa Rede Social, na Rádio Gazeta 107,9 FM.

O assunto veio à tona, inicialmente, na última segunda-feira, 20, quando seria assinado o termo de início das obras do Calçadão da Floriano. No entanto, durante o ato, Sérgio Moraes revelou que foi procurado por dois conselhos de meio ambiente do município, que o alertaram sobre a retirada de algumas tipuanas.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz registra sensação térmica de mais de 45 graus

Na tarde dessa quarta-feira, 22, o prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes, assinou a ordem de serviço para a realização das obras na quadra entre as ruas 28 de Setembro e Júlio de Castilhos. Antes de dar a autorização para o começo das intervenções, que se iniciam efetivamente a partir de segunda-feira, 27, Moraes resolveu o impasse envolvendo a retirada de algumas tipuanas do Túnel Verde. Elas serão mantidas e o projeto, readequado. A segunda, entre a Rua Júlio de Castilhos e a Rua Ramiro Barcelos terá seu início condicionado aos pareceres dos conselhos municipais de Meio Ambiente e de Gestão Socioambiental, compromisso assumido pelo governo.

Nesse trecho, está prevista a supressão de outras quatro tipuanas. Em no máximo 30 dias, o Município espera chegar a uma resolução. “Vamos encontrar essa solução técnica para poupar essas quatro árvores. Claro, todo mundo sabe que é muito difícil. Já conseguimos uma grande vitória que foi poupar as outras três”, defendeu.

Durante a entrevista, Wenzel ressaltou a importância das tipuanas para a natureza e de como é passar por elas durante o trajeto na rua principal da cidade: “Eu vim caminhando e passei ali em frente à Prefeitura, aí quando tu entra ali, na área das tipuanas, é diferente. É um ar-condicionado natural, gratuito. Se está, como você disse aqui, 37 graus, ali deve estar uns 4 ou 5 graus a menos. E não é só a questão da temperatura que fica mais agradável, é aquele ar de frescor, sabe?”.

As árvores foram mantidas porque, segundo Wenzel, ninguém que está trabalhando no projeto quer condená-las. “Nós temos pontos de vista diferentes, mas existe um consenso entre todos. As tipuanas que estão nesse trecho serão preservadas. O prefeito assim determinou e foi assinado, então, o termo de serviço”, confirmou.

Confira a entrevista completa em:

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Wenzel reforça importância das tipuanas após obras no Calçadão serem confirmadas appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.