Deputado quer mudar Constituição dos EUA para Trump concorrer a 3° mandato

trump

THIAGO BOMFIM
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS)

O congressista republicano Andy Ogles, representante do Tennessee no Capitólio, propôs uma alteração na Constituição dos Estados Unidos para permitir que Donald Trump concorra a um terceiro mandato como presidente do país.

Alteração da Constituição permitiria reeleição de Donald Trump em 2028. As mudanças propostas pelo congressista permitiriam que Trump fosse presidente apenas mais uma vez.

Americanos podem ocupar a presidência somente duas vezes em suas vidas. Atualmente, a Constituição dos Estados Unidos permite que uma pessoa seja presidente somente duas vezes, consecutivas ou não.

Como Trump já foi presidente entre 2017 e 2020, não pode se eleger de novo em uma eleição futura.

Proposta bloqueia retorno de Barack Obama, Joe Biden e George Bush à presidência. O texto estipula também que nenhuma pessoa “seja eleita para qualquer mandato adicional após ser eleita para dois mandatos consecutivos”, como é o caso dos três ex-presidentes.

Trump é “única figura na história moderna capaz de reverter a decadência da nossa nação”, escreve congressista. Ogles justifica a proposta lembrando da “liderança decisiva” do presidente, e afirma que ele “deve ter o tempo necessário para restaurar a grandeza da América”.

“É imperativo fornecermos ao Presidente Trump todos os recursos necessários para corrigir o curso desastroso traçado pela administração Biden. O Presidente Trump demonstrou repetidamente que a sua lealdade reside, acima de tudo, no povo americano e na nossa grande nação. Ele está empenhado em restaurar a república e salvar o nosso país, e nós, como legisladores e como estados, devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para apoiá-lo”, disse o congressista Andy Ogles
Alterações à Constituição dependem de aprovação de dois terços do Congresso e do Senado. Os republicanos têm maioria no Senado e no Congresso, mas não chegam a ter dois terços de nenhuma das duas casas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.