Projeto “Virando a Página”, do Interact Club de Sobradinho, conquista premiação nacional

Entre os dias 16 e 19 de janeiro, a interactiana Isadora Vandes esteve presente na COMIC das Tradições (Conferência Multidistrital de Interact’s Club’s), que contou com a participação de mais de 400 jovens e ocorreu no município de Bento Gonçalves. Na ocasião, foi realizado o Concurso Nacional de Projetos (CNP), da gestão 2023-2024, onde a interactiana representou o Interact Club de Sobradinho com o projeto “Virando a Página”, na categoria de Projetos Subsidiados, onde conquistaram o 1º lugar.

O “Virando a Página” culminou com uma revitalização em espaço junto à Biblioteca Pública Municipal, na Casa da Cultura Amário João Lazzari. A ideia do projeto surgiu quando os jovens interactianos faziam uso da Casa da Cultura como sede de suas reuniões, e perceberam que poderiam ser feitas melhorias no ambiente. Com o objetivo de tornar o ambiente mais aprazível à leitura e convidativo também aos jovens, se inscreveram no concurso distrital de subsídios, onde disputaram com outros oito projetos e garantiram os recursos que auxiliaram na efetivação da ação.

A transformação do espaço foi uma realização do Interact Club de Sobradinho, com o auxílio do Rotary distrital, Prefeitura Municipal, dos responsáveis pela Casa da Cultura que passaram neste meio tempo: Ingrid, Marcelo e Juli, e com a parceria da engenheira Narjana Matte, que realizou toda a parte visual do projeto de maneira gratuita.

O clube, além de repaginar o espaço, que agora conta com uma bancada para os estudantes realizarem suas atividades acadêmicas, bem como para acolher os leitores, também realizou a doação de 11 novos livros. O Interact Club acredita que o hábito da leitura muito se assemelha com o objetivo do programa, que é o de construir novos líderes através da formação do pensamento crítico e opinião própria.

Em entrevista à Gazeta, Isadora Vandes salientou a participação de representantes de diversas regiões brasileiras no evento em Bento Gonçalves, em um grande intercâmbio cultural. Sobre o concurso de projetos, mencionou que este ainda faz referência a iniciativas da gestão anterior (2023-2024), quando o Interact Club de Sobradinho teve à frente sua irmã Luísa Vandes, acompanhada por todos os interactianos, e cujo lema era ‘Crie Esperança no Mundo’. “Eu acho que é isso que a gente conseguiu, criar esperança tanto para a comunidade, como para o Interact e o Rotary. Conseguimos reforçar que a gente também consegue realizar projetos grandes, de impacto, mesmo sendo tão jovens”, destacou Isadora, agradecendo a parceria e o apoio de todos os envolvidos.

“Nosso projeto carrega o nome Virando a Página já para trazer essa ideia de uma nova história, de criar um novo enredo para o espaço que a gente remodelou. Sempre vimos a Casa da Cultura como um espaço com muito potencial. Nós passamos a realizar as nossas reuniões semanais lá, e fomos anotando algumas mudanças que poderiam ser realizadas”, disse Isadora. Segundo ela, as atividades do Interact retomam após um período de recesso e devem contar com novas ideias a serem desenvolvidas.

Também acompanhou Isadora na entrevista à Gazeta, Glória Janini de Pellegrin, governadora assistente do Distrito 4660, que enfatizou a importância das iniciativas que fortalecem o protagonismo juvenil e as lideranças jovens. Glorinha já foi designada e será a governadora distrital do Rotary Club na gestão 2027/2028. São dois anos de preparação, para atender aos cerca de 70 clubes que integram o distrito.

Foto: Juliano Morais

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO CENTRO SERRA

The post Projeto “Virando a Página”, do Interact Club de Sobradinho, conquista premiação nacional appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.