Criada a Subsecretaria dos Conselhos de Segurança Comunitária

img 5590 1920x1280

Foi publicado no Diário Oficial do DF (DODF) desta sexta-feira (24), a criação de uma nova estrutura que fortalecerá ainda mais os conselhos de Segurança Comunitários (Consegs) – a Subsecretaria dos Conselhos Comunitários de Segurança (Subconsegs).

“A medida representa um passo significativo para reconhecer e impulsionar os Conselhos, que são fundamentais para a aplicação das políticas de segurança e representam uma verdadeira mudança na cultura participativa, com responsabilidade compartilhada e uma oportunidade para a comunidade, efetivamente, fazer parte da prevenção criminal e contribuir com a qualidade de vida das regiões”, destaca o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

No último ano, além da criação de três novos Consegs rurais em Ceilândia, Estrutural e JK – região entre Samambaia e Taguatinga, foram realizadas 231 reuniões, com a participação de 6.513 pessoas. Ao todo, 2.193 demandas foram cadastradas no sistema de devolutivas. Além disso, durante todo o ano passado, os conselheiros passaram por capacitações e participaram ativamente da I Conferência Distrital de Segurança Pública (Confedisp).

“Para fazer segurança pública é preciso que a sociedade participe e os Consegs possibilitam essa oportunidade. Cada vez mais temos visto a participação da população nesses encontros. A estrutura também precisava crescer e por isso transformamos a coordenação em uma subsecretaria”, destaca Avelar.

Os Consegs são canais de participação popular de caráter consultivo e deliberativo pelos quais a população pode auxiliar os órgãos de segurança pública, encaminhando as demandas de cada região às autoridades governamentais. A participação é voluntária e sem fins lucrativos e objetiva estimular a participação da comunidade no processo político que impacta diretamente na segurança da região do conselho.

“Essas pessoas são especiais. Atuam de forma voluntária, foram escolhidas por meio de processo eleitoral e, unidos com a SSP-DF, se dedicam a resolver questões que envolvem suas regiões. São pessoas idôneas, focadas num bem maior”, reforça o subsecretário dos Conselhos Comunitários de Segurança e que já coordenava os Consegs, Paulo André.

Além dos três Consegs Rurais, existem outros 39 Consegs em funcionamento nas regiões administrativas. Para saber mais sobre os dias e horários das reuniões em sua cidade, acesse este link.

*Com informações da Agência Brasília

Adicionar aos favoritos o Link permanente.