Produtores rurais comemoram assinatura de laudos para Indicações Geográficas em São Francisco de Itabapoana

A Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana foi palco de um marco histórico para a Região Norte Fluminense. Em um evento que reuniu produtores rurais, parceiros e entidades apoiadoras, a convite da Associação de Produtores de Abacaxi do Norte Fluminense-RJ (APRA-RIO) e Associação dos Produtores de Mandioca e Fabricantes de Farinha (APROFAR), foram oficialmente assinados os laudos de delimitação das áreas geográficas de produção de duas importantes Indicações Geográficas.  

Os documentos assinados referem-se à Indicação de Procedência da Farinha de Mandioca de São Francisco de Itabapoana e a Denominação de Origem do Abacaxi Norte Fluminense, reforçando o reconhecimento da qualidade e tradição desses produtos.  

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, por meio da vinculada, EMATER-RIO, desempenhou um papel fundamental ao longo de todo o processo, oferecendo suporte técnico e científico nas reuniões de estruturação, validação dos documentos, mobilização dos produtores.  

“A conquista das Indicações Geográficas da farinha de mandioca e do abacaxi reafirma o potencial da agricultura local. Este marco é a prova de que a união entre produtores, entidades e parceiros gera frutos que ajudam no fortalecimento e desenvolvimento sustentável da região”, ressaltou o secretário de Agricultura, Dr. Deodalto. 

O evento foi celebrado como um avanço significativo para o fortalecimento das cadeias produtivas da região e para a valorização da identidade e tradição locais. Para o diretor técnico da EMATER-RIO, Marconi Resende, a iniciativa reflete o compromisso da entidade com o fortalecimento da agricultura local. 

“Esse reconhecimento consolida o esforço coletivo dos produtores e parceiros envolvidos, garantindo que a tradição e a qualidade desses produtos sejam valorizadas no mercado. A EMATER-RIO seguirá ao lado dos produtores para promover o desenvolvimento sustentável e preservar nossa identidade produtiva”, destacou Marconi.

A Indicação Geográfica é conferida a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, valor intrínseco e identidade própria, além da relação a produtos similares disponíveis no mercado. 

O momento reafirma o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a preservação das características únicas dos produtos regionais, contribuindo para o reconhecimento nacional e internacional da excelência produtiva do Norte Fluminense.

The post Produtores rurais comemoram assinatura de laudos para Indicações Geográficas em São Francisco de Itabapoana appeared first on Super Rádio Tupi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.