Goiânia intensifica combate à dengue após registrar 562 casos em apenas três semanas

Nos primeiros 21 dias de 2025, Goiânia registrou 562 casos confirmados de dengue, evidenciando a urgência de ações para conter o avanço da doença na capital. Para enfrentar a situação, a Prefeitura mobilizou 200 agentes de combate a endemias em um amplo mutirão na Região Leste. Durante a iniciativa, já foram realizadas mais de 7.000 visitas domiciliares, resultando na eliminação de 397 focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, chikungunya e zika vírus.

O 4º Mutirão dos 100 Dias, promovido pela Prefeitura de Goiânia, tem concentrado esforços na conscientização da população e no combate direto aos focos do mosquito. O prefeito Sandro Mabel destacou a importância dessa iniciativa para proteger a saúde pública: “A prefeitura está aqui, fazendo sua parte, oferecendo limpeza, cuidado e orientação para proteger as nossas famílias e a nossa cidade dessa ameaça que, nós sabemos, pode ser devastadora.”

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o mutirão não apenas elimina criadouros do mosquito, mas também oferece uma série de serviços à população, incluindo consultas médicas, testes rápidos, vacinação antirrábica, aferição de pressão arterial e orientações sobre hábitos preventivos. Durante as visitas, também são atualizados os cartões de vacinação e distribuídos kits de higiene bucal.

Retorno de vírus

O secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, apontou uma preocupação crescente com a circulação do sorotipo 3 do vírus da dengue, que voltou a ser registrado no Brasil. Esse sorotipo tem um potencial elevado de causar casos graves e aumentar a taxa de mortalidade. Pellizzer explicou que o monitoramento constante do cenário epidemiológico tem sido fundamental para planejar e oferecer o suporte necessário à população.

“Nós monitoramos de forma constante o cenário epidemiológico, assegurando a notificação e a investigação rigorosa dos casos suspeitos, para embasar a organização do suporte assistencial necessário na rede de saúde”, afirmou Pellizzer. Ele destacou que a equipe mobilizada durante o mutirão visitou residências ao longo de toda a semana, orientando os moradores sobre medidas preventivas e reforçando a importância da colaboração comunitária na luta contra o mosquito.

Casos de dengue em Goiânia

Embora o ano ainda esteja no início, o número de casos confirmados de dengue nas primeiras semanas de 2025 preocupa, especialmente considerando o histórico recente. Em 2024, Goiânia enfrentou a maior epidemia desde o início da série histórica da SMS, em 2015. Naquele ano, foram registrados 49.238 casos confirmados e 64 óbitos em decorrência da dengue.

O secretário Luiz Pellizzer ressaltou que evitar uma nova epidemia exige esforços conjuntos entre o poder público e a população. “A saúde da nossa comunidade depende de cada um de nós. Cada pequeno gesto, cada mudança de hábito faz toda a diferença na luta para que esse ano possamos ter um cenário mais favorável”, disse ele, destacando o papel individual na prevenção, como a eliminação de água parada em recipientes e o cuidado com quintais e áreas externas.

Leia também:

Delação de Mauro Cid cita Michelle e expõe supostos planos golpistas de Bolsonaro; confira

Polícia desmantela esquema interestadual de tráfico de drogas em Valparaíso de Goiás

O post Goiânia intensifica combate à dengue após registrar 562 casos em apenas três semanas apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.