Basquete: Brasília vence União Corinthians e chega à semi da Copa Super 8

photo 2025 01 25 21 36 18 1 2048x1638

Diller Abreu
Agência de Notícias CEUB

O Brasília (DF) venceu o União Corinthians (RS) por 85 a 75, na Arena BRB Nilson Nelson, na noite deste sábado (25). A equipe brasiliense fez um jogo consistente e não ficou atrás do placar em nenhum momento.

Com a vitória, o time da capital federal se classificou para as semifinais da Copa Super 8, a qual enfrentará o Minas na próxima terça-feira (29), na Arena UniBH. As equipes debutavam na competição que reúne os oito melhores classificados do primeiro turno do NBB.

O destaque da partida foi o ala-armador Kevin Crescenzi que, com 23 pontos, comentou, em entrevista à Agência Ceub, a importância do desempenho para a moral da equipe.

A bola subiu e a equipe brasiliense exprimiu uma pressão intensa que a garantiu uma vantagem considerável no placar logo nos minutos iniciais. O União Corinthians, que aparentava não esperar por isso, respondeu com uma marcação forte na tentativa de explorar o erro adversário. Os gaúchos tiveram nove lances livres a favor, por buscar os contra-ataques, e acertaram cinco.

As duas equipes tiveram êxito no rendimento de suas táticas no decorrer da etapa. A volta ao plantel do experiente Gemadinha, ala-armador do time da capital federal, rendeu frutos positivos para a organização da equipe, além de oito pontos importantes para o quarto, dois deles de bola de três. Com seis pontos na frente, o Brasília foi ao mini intervalo exalando tranquilidade.

Primeiro quarto: Brasília 24 x 18 União Corinthians

O segundo quarto continuou influenciado por Gemadinha em cada lance, mas o jogador abriu espaço também para outro destaque amigo, Nesbitt. O ala-pivô bahamês teve 100% de aproveitamento em seus cinco pontos e fez dois rebotes, apenas com 3 minutos e 44 segundos na segunda etapa.

Mesmo com erros ofensivos, os brasilienses contaram com uma consistente defesa para não deixar o time adversário passar à frente no placar. A sina foi quase a mesma do primeiro quarto, uma partida equilibrada de ambos os times, mas com a diferença de que os gaúchos não entraram desconcentrados no início, o que ocasionou um empate de 21 a 21 na etapa.

Segundo quarto: Brasília 45 x 39 União Corinthians

Na volta dos vestiários, a equipe mandante, outra vez, teve um começo dominante em relação ao concorrente, que novamente aceitou a pressão e se viu cada vez mais desgastado fisicamente e longe no placar. Cook, mesmo com um aproveitamento de pontuação de 47,1% no terceiro quarto, chamou a responsabilidade, foram 17 pontos tentados e oito conquistados.

A equipe visitante, treinada por Rodrigo Carlos, tentou explorar o mal que os atingiu, agora contra o Brasília, que ficou cansado com o andar do jogo. Mas a estratégia não surtiu efeito visto que a defesa dos brasilienses respondeu bem todas as táticas. Pelo início conturbado, a diferença no placar subiu para 10 pontos.

Terceiro quarto: Brasília 65 x 55 União Corinthians

Com a partida se encaminhando para o final e uma grande vantagem do Brasília no placar, a equipe tinha apenas uma missão: administrar a contagem. Pelas condições do jogo isso parecia fácil, mas os estadunidenses do União Corinthians, Duane Johnson e Barber, se inspiraram e esboçaram uma reação para o time.

Reação que realmente ficou apenas no esboço mesmo com o cestinha da partida sendo o ala Duane Johnson. Os brasilienses souberam investir na tática de quem tem vantagem e chamaram faltas para organizar o jogo. Faltas, aliás, que renderam 100% de eficiência em nove lances livres. O jogo terminou com a torcida, que compareceu em peso, ovacionando Cook, Lucas e Gemadinha.

Final de jogo: Brasília 85 x 75 União Corinthians

Adicionar aos favoritos o Link permanente.