Voluntários ensinam inglês para crianças em área de antigo lixão no DF

ingles

Por Ana Tominaga, Fernanda Ghazali, Maria Eduarda Lima e Sofia Martinello
Agência de Notícias CEUB

My name is Pâmela… My name is Igor…. Quando as crianças percebem que podem se apresentar em inglês, acham divertido e, aos poucos, descobrem que saber outro idioma pode abrir janelas para o mundo. Elas são moradoras de uma das regiões mais vulneráveis do Distrito Federal, a Cidade Estrutural, que, por cerca de seis décadas, foi sede do maior aterro sanitário da América Latina, conhecido como Lixão da Estrutural. Elas aprendem as novas palavras com professores voluntários que dão aulas todos os sábados.

Quem vive nesse lugar tem, em geral, empregos precários, como trabalho de diaristas ou na coleta de material reciclável. Pessoas sem direitos básicos. Nas escolas regulares da região, pais e alunos relatam a ineficiência do sistema educacional, o que motivou a procura pela ação solidária no local. Trata-se de uma região que, segundo pesquisa do governo local, o analfabetismo supera 6%, o que é um ponto fora da curva no Distrito Federal, onde esse índice não chega a 1%.

No caso de Pâmela, de 15 anos, ela se empolgou em aprender outro idioma com o projeto “Inglês na Estrutural” (InE). Do tanto que se destacou, foi chamada pelos professores para ser voluntária para ajudar crianças da própria comunidade. A adolescente descobriu que o mundo poderia ser maior. Como não tinha a disciplina de inglês na escola até o ensino fundamental II, passava horas tentando aprender a pronúncia e os significados das palavras em casa.

O significado do projeto para a jovem transcende o aprendizado da língua. Para ela, é também uma oportunidade de estabelecer relações e sonhar com o mercado de trabalho competitivo. “É muito importante, porque eu posso ter contato com as pessoas, com as crianças, o que vai ajudar muito na minha vida adulta. Além disso, a língua é muito importante porque quero ser diplomata. Ajudando as crianças a aprender, eu aprendo mais ainda”, reflete.

Confira o especial na íntegra aqui

O projeto solidário

O Inglês na Estrutural, desde 2014, oferece  aulas gratuitas do inglês a crianças e adolescentes de uma das regiões mais vulneráveis do DF, a Cidade Estrutural. A iniciativa, que vai além do ensino do idioma, busca promover inclusão social. No projeto, os alunos descobrem que o aprendizado de outra língua pode ser divertido e, acima de tudo, uma ferramenta poderosa para explorar novas possibilidades e novos sonhos. 

A iniciativa reúne todos os sábados de manhã voluntários de diferentes regiões do DF. Eles são distribuídos em áreas, desde os professores de inglês, que passam por uma avaliação de proficiência, até equipes responsáveis pela logística, comunicação e apoio emocional à comunidade envolvida. A interação entre alunos e voluntários não apenas amplia a visão de mundo de todos os envolvidos, mas também fortalece o sentido de comunidade e solidariedade. 

Após uma década de atuação, o Inglês na Estrutural segue adaptando suas ações às necessidades da comunidade, reafirmando o compromisso de promover mudanças significativas e acreditar na educação como uma ferramenta de transformação social.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.