Três dias após operação, moradores reclamam de falta de luz e água


Segundo relatos, tiros disparados na megaoperação danificaram transformadores. Dona de Kombi também reclama de prejuízo. Moradores do Complexo do Alemão estão sem luz desde tiroteio de sexta-feira (24)
Moradores do Complexo do Alemão afirmam que estão sem luz desde sexta-feira (24), quando uma megaoperação das forças de segurança deixou 5 mortos e 9 feridos. Segundo os relatos, tiros acertaram transformadores, e desde então alguns pontos da favela ficaram no escuro. Quem vive na região também têm sofrido com a falta d’água.
A mãe de um jovem com necessidades especiais e que fica o dia inteiro na cama contou que passou o fim de semana abanando o filho. “A casa está sem luz, e o menino suando pra burro”, declarou.
“Além do sofrimento de ficar encurralado e deitado no chão porque tem risco de tomar um tiro dentro da sua própria casa, está tudo no escuro”, falou outro morador. “Quem sofre é sempre o inocente, que não tem nada a ver com essa guerra que não tem fim. Só queremos paz, e isso nós não temos.”
Em outro ponto do complexo, os moradores relataram que estão perdendo os alimentos.
“Aqui tudo descongelando já, as carnes ‘tudo’ mole. A gente luta tanto pra ter as coisas, entendeu? É tudo com tanto custo. As águas estão aqui no cantinho pra gente tentar beber uma água geladinha ainda. Eu joguei fora algumas comidas ontem, arroz, o frango que a gente tem já tá mole, tudo mole. Eu vou perder tudo isso porque eu estou sem energia”, diz uma moradora.
Janela atingida por tiro em casa de moradora do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro
Betinho Casas Novas/ TV Globo
Além disso, eles falam dos prejuízos causado pela ação das polícias Militar e Civil. Uma moradora que usa uma Kombi para trabalhar contou que teve o carro destruído.
“Eles quebraram os vidros da minha kombi. Eles estouraram os pneus, eles deram tiro no burrinho de freio, eles atiraram na lataria”, contou a mulher, que completou:
“E, hoje, eu não sei o que vou fazer porque é o meio de me levar até a praia pra trabalhar, pra vender minhas coisas, pra trazer meu ganha pão pra dentro da minha casa. Eu sou uma cidadã de bem, uma moradora, como diversos moradores hoje estão pedindo socorro, e os moradores do Complexo do Alemão já estão cansados dessa violência com que a polícia entra na comunidade”.
Em nota, a Light informou que equipes estão atuando na comunidade para identificar e solucionar os problemas na rede elétrica.
Entre os defeitos constatados estão transformadores avariados por projéteis, ramais partidos e outros danos causados pela recente operação policial. Segundo a concessionária, trata-se de um trabalho complexo, que demanda tempo para ser concluído com segurança e eficiência.
A PM disse que a Ouvidoria da pasta está à disposição dos cidadãos para a formalização de denúncias através do telefone (21) 2334-6045 ou e-mail [email protected].
A Polícia Militar disse que, em casos de danos, o cidadão deve apresentar imagens do bem danificado, se possível o número da viatura envolvida no incidente e deixar suas informações de contato.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.