Vale do Rio Pardo conta com 379 veículos eletrificados; veja levantamento

O Vale do Rio Pardo terminou 2024 com 379 veículos eletrificados – abastecidos simultaneamente com gasolina e energia – leves emplacados. A grande maioria é de Santa Cruz do Sul, com 249. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), uma entidade de direito privado, sem fins econômicos, que atua junto às autoridades e entidades empresariais relacionadas ao setor automotivo, visando a tomada de decisões que incentivem o desenvolvimento e utilização de veículos elétricos.

A ABVE Data produz e divulga regularmente estatísticas sobre circulação e venda de veículos elétricos no Brasil, a partir de fontes oficiais. A associação considera como veículos eletrificados todas as tecnologias disponíveis no mercado com algum grau significativo de eletrificação: os 100% elétricos (BEV), híbridos plug-in (PHEV), híbridos puros (HEV), híbridos a gasolina/álcool (HEV Flex), e micro-híbridos e mild hybrid (MHEV).

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No ranking estadual, Santa Cruz aparece na 10ª posição em número de eletrificados. O levantamento da ABVE aponta a venda de 41 em 2022, 88 em 2023 e 120 em 2024. Na região, o segundo município com maior quantidade é Venâncio Aires (49), seguido por Vera Cruz (16), Candelária (13) e Rio Pardo (12). Dos 28 municípios do Vale do Rio Pardo, em dez ainda não há esse tipo de carro emplacado.

Em todo o Brasil, conforme a ABVE, havia 397.789 eletrificados no fim do ano passado. O País terminou 2024 com um novo recorde de 177.358 modelos leves emplacados de janeiro a dezembro, ou 89% acima dos 93.927 de 2023.

Só em dezembro, as vendas chegaram a 21.634. Esses números, porém, incluem os 3.828 micro-híbridos recém-lançados no mercado no último trimestre, com bateria de apenas 12 volts e sem tração elétrica. Sobre estes, há uma polêmica técnica quanto a serem considerados veículos eletrificados.

Ainda assim, excluindo-se esses modelos, o total de 2024 superou todas as previsões da ABVE, com 173.530 emplacamentos (+ 85% sobre 2023). E dezembro bateu um novo recorde mensal desde o início da série histórica, com 18.942 unidades vendidas.

Apenas no Rio Grande do Sul havia, no fim do ano passado, 16.428 veículos eletrificados. Os cinco municípios com maior número são Porto Alegre (6.004), Caxias do Sul (1.116), Novo Hamburgo (755), Passo Fundo (594) e Pelotas (540). O estado com maior quantidade é São Paulo (105.620, representando 33% do total do Brasil), seguido por Distrito Federal (24.912) e Rio de Janeiro (23.281).

Frota e pontos para recarga têm aumentado em Santa Cruz

Segundo dados atualizados do Departamento de Trânsito do RS (Detran), Santa Cruz conta com uma frota de 421 veículos que têm a opção de eletricidade como forma de combustível, incluindo modelos pesados.

Ainda segundo os registros do órgão estadual, em dezembro de 2023 eram 253 desses veículos no município. Ou seja, em um ano, foram 168 novos registros, crescimento de quase 100%. Atualmente, há apenas quatro totalmente elétricos com emplacamento em Santa Cruz.

Uma concessionária da cidade informou que desde 2012 vende veículos híbridos. Desde então, cerca de 300 já foram entregues. Outra loja informou que comercializa híbridos desde 2022. De lá para cá foram cerca de 110 veículos, em sua maioria desse tipo.

“O momento é de transição no mercado de híbridos e elétricos. As grandes montadoras estão apostando mais forte em híbridos e nem tanto nos 100% elétricos, pois a falta de pontos de carregamento, a demora para recarregar, faz com que busquem mais o híbrido. Na questão de mobilidade urbana, quem compra elétrico para usar no dia a dia, é perfeito. Mas quem precisa de um veículo para viajar longas distâncias, o ideal ainda é o híbrido”, diz o gerente, Marcelo Weiss.

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O presidente da Associação dos Revendedores de Veículos de Santa Cruz (Arevesc), Luís Henrique Schaefer, salienta que o mercado vem demandando um crescimento expressivo de veículos elétricos zero-quilômetro. “Essa demanda está alicerçada pelas questões ambientais e investimentos das principais e das novas montadoras de veículos, que enxergam como promissor esse mercado.”

Segundo ele, o salto de 2023 para 2024 foi em razão de novidades de produtos e tipos de baterias, promovendo maior autonomia e com preços competitivos. “Para o mercado de seminovos de Santa Cruz e região ainda é inexpressiva a procura, por ainda ter pouco tempo de lançamento e venda desses produtos que obtiveram maiores vendas, como exemplo os das marcas BYD e GWM Haval.”

O vice-presidente da Arevesc, Anderson Müller, acrescenta que, por conta disso, nos próximos anos os carros seminovos e usados a combustão ainda dominarão as vendas. “Esses veículos tendem em primeiro momento a ter uma depreciação maior, mas justificado pelo menor custo de manutenção (combustível, revisões e IPVA). Assim, os veículos a combustão são e serão pelos próximos anos o carro-chefe no segmento de seminovos e usados, mas estamos nos preparando para as evoluções dos produtos. Sabemos que será um caminho sem volta, mas será gradativo.”

A partir do crescimento do número de carros, também aumentaram os pontos de recarga. No momento, são oito tomadas públicas no município. A empresária Mara Schwengber foi a primeira a ter um carro 100% elétrico em Santa Cruz, em 2018, cuja autonomia era de até 130 quilômetros. Já no mês de julho de 2019, colocou em funcionamento o primeiro eletroposto do interior do Estado.

Na semana passada, uma nova estação de recarga rápida foi instalada na sua empresa às margens da RSC-287, em frente à Polícia Rodoviária Estadual, onde o custo de carregamento é de R$ 1,90 o KWh. No local, dois carros podem ser carregados simultaneamente.

Outro investimento feito pela empresária é de um novo veículo 100% elétrico – o seu terceiro –, cuja autonomia chega a 500 quilômetros. “Não pago IPVA e como gero energia, não gasto para carregar, e mesmo se gastar em algum local específico é bem em conta.” Para uma carga total do seu veículo da marca BYD são necessários 83 KWh, levando em torno de 1h15.

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Sobre a recarga, ela explica que duas variáveis determinam o tempo de abastecimento: o carregador e o carro. Em alguns casos pode demorar até quatro horas para se obter uma carga completa. “Vou para o litoral gaúcho de boa, chego lá e dou uma carga para voltar tranquila. Vou e volto a Porto Alegre e chego com 40% da carga.”

Mara conta que também tem outro carro de sistema híbrido, utilizado para rotas onde há uma maior dificuldade de encontrar pontos de recarga.

IPVA isento

Segundo a legislação que regulamenta a cobrança de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Rio Grande do Sul, veículos de força motriz elétrica são isentos da cobrança. A isenção vale somente para veículos 100% elétricos.

Veículos por fabricantes em Santa Cruz

Caoa Chery 52 (20,9%)
Toyota 47 (18,9%)
BYD 39 (15,7%)
Volvo 26 (10,4%)
GWM 18 (3,2%)
*Observação: apenas as cinco com maior número

Na região

Arroio do Tigre 6
Barros Cassal 1
Candelária 13
Encruzilhada do Sul 4
Estrela Velha 3
Lagoa Bonita do Sul 1
Lagoão 1
Pantano Grande 5
Passa Sete 1
Passo do Sobrado 4
Rio Pardo 12
Salto do Jacuí 3
Santa Cruz do Sul 249
Segredo 1
Sinimbu 1
Sobradinho 9
Venâncio Aires 49
Vera Cruz 16

Carregadores

Santa Cruz do Sul

  • Agro Comercial Afubra: tipo 2 – 1 conector
  • Naturvida Mercado Saudável: tipo 2 – 2 conectores
  • Unisc: tipo 2 – 1 conector
  • Supermercado Schmitz: tipo 2 – 1 conector
  • GM Cristais: tipo 1 – 2 conectores
  • Lisaruth Open Mall: tipo 2 – 1 conector
  • Solled Energia: tipo 2 – 1 conector
  • Solled Energia (60 Kw): CCS2 – 2 conectores

Venâncio Aires

  • Help Solar: tipo 2 – 1 conector
  • Posto Chama: tipo 2 – 1 conector

Pantano Grande

  • Bedinoto Tecnologia: Casa Flora: CCS2 – 2 conectores

*Conforme o aplicativo PlugShare

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