Disputa no Avante é por candidatura com ou sem deputados estaduais na chapa

Apesar das três cadeiras na Assembleia Legislativa de Goiás, o Avante ainda não definiu qual será o perfil da chapa que vai disputar as eleições para deputado estadual em 2026. Os parlamentares defendem uma chapa pura com os atuais nomes e candidaturas complementares, já o presidente da legenda, o vereador Thiallu Guiotti, diz que uma das possibilidades é fazer uma chapa sem candidatos com mandato.

Com o “gabinete mais movimentado que o do governador”, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto, tem uma difícil missão pela frente: segurar a bronca da articulação política até o fim da da janela partidária, quando pode migrar para o Avante e disputar o mandato de deputado federal. Bruno está fazendo uma grande articulação com mais de 120 prefeitos, ex-prefeitos além de candidatos a prefeito que não foram eleitos para aglutinar forças para o seu projeto de 2026

Além de Peixoto, o deputado estadual Lucas Calil, hoje no MDB, também recebeu tapete vermelho para disputar uma das 17 — talvez 18 — cadeiras no Congresso Nacional.

Calil confirmou ao Jornal Opção que recebeu o convite para se filiar ao Avante, Republicanos e União Brasil e que se sente “em casa” no MDB. “Existe uma conversa com o Avante sobre o comando do Bruno Peixoto e esse movimentação partidária é muito intensa e nós vamos aguardar”, disse.

A construção da chapa para federal está sendo consolidada a partir da construção para a de deputado estadual. Hoje, o Avante tem três deputados estaduais que vão buscar a reeleição: Gugu Nader, André do Premium e Anderson Teodoro. “Queremos lançar uma chapa pura com o objetivo de eleger de quatro a cinco deputados estaduais. Temos três deputados hoje e bons nomes no partido como o vereador Thialu [Guiotti] que é presidente da legenda, então sonhamos com voos altos”, disse o deputado Gugu Nader.

A disputa numa chapa com três deputados estaduais pode dificultar para outros candidatos emplacarem, e a preocupação foi externada por Guiotti em carta sobre a cobiça em torno do Avante. “Sobre a chapa de estadual ainda não temos nada definido se será feita chapa com ou sem deputados com mandato, todos sabendo que não existe meio termo nesta estratégia, ou se faz chapada com uns 8 mandatários e disputam entre sim para reeleger-se 3 ou se faz uma chapa sem mandatários e elege-se 3 a 4”, externou.

Thiallu, que chegou a ser cotado para ser vice-prefeito em Goiânia, destacou o crescimento do partido durante sua gestão à frente da sigla nos últimos quatro anos. “Só em 2022 fizemos mais de 200 mil votos sem ninguém do mundo político ajudando. Em 3 eleições sobre o meu comando o partido alcançou mais de 470 mil votos, isso só se constrói com credibilidade e muito trabalho”, apontou.

Leia também:

Avante vai apostar em Bruno Peixoto e Lucas Calil para deputado federal

O post Disputa no Avante é por candidatura com ou sem deputados estaduais na chapa apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.