Festival Santa Cruz de Cinema terá presença de empresas do streaming

Entre 9 e 13 de junho, a sétima arte estará em evidência no município durante o 8º Festival Santa Cruz de Cinema. Para além da exibição dos curtas-metragens na Mostra Nacional e na Olhares Daqui, os organizadores pretendem transformá-lo em um espaço de fomento para as produções locais.

Neste ano, o festival fará a sua primeira rodada de negócios voltada ao mercado visual, em parceria com o Santa Cruz Polo Audiovisual. Nela, os idealizadores do Vale do Rio Pardo terão a oportunidade de apresentar seus projetos às principais empresas do streaming a nível nacional e internacional, que marcam presença no evento pela primeira vez.

LEIA TAMBÉM: Festival Santa Cruz de Cinema abre inscrições; saiba como participar

Além disso, o festival dedicará um momento especial ao cinema japonês, na noite que antecede a primeira sessão de curtas, em parceria com a Japan Tobacco International (JTI).

As novidades foram anunciadas durante o lançamento da 8ª edição do festival, realizada na Casa das Artes Regina Simonis na noite de sexta-feira. Ele reuniu parceiros e entidades apoiadoras, incluindo o Serviço Social do Comércio (Sesc) de Santa Cruz, presente desde a primeira edição. O diretor da unidade local, Fabrício Gianezini, destacou que o potencial do festival é o compromisso da entidade com a cultura, contribuindo para o desenvolvimento da economia criativa. Outra novidade é que, em 2025, o amarelo é a cor principal do evento. “Toda a cidade vai ver a Marechal Floriano tomada pelo amarelo do festival”, afirmou Rudinei Kopp, que integra a organização.

Inscrições abertas

Até o dia 23 de fevereiro, cineastas de todo o País têm a oportunidade de inscrever seus curtas nas mostras competitivas. Podem participar as obras de até 25 minutos, finalizadas a partir de janeiro de 2023.

Em 2025, a expectativa dos organizadores é superar a quantidade de trabalhos enviados na edição anterior, com recorde de inscrições de toda a sua história. Ao todo, foram 827 filmes vindos de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal. Entre aqueles com maior número de inscritos estiveram São Paulo (28,3%), Rio de Janeiro (10,5%), Minas Gerais (9,1%) e Rio Grande do Sul (8,6%).

Além disso, o objetivo é aumentar o número de estudantes das escolas públicas que acompanham as sessões. No ano passado, foram 1,2 mil alunos. De acordo com Rudinei Kopp, as instituições que oferecem ensino médio na região já podem entrar em contato. “Queremos alcançar 1,5 mil alunos”, afirmou.

Festival será internacional a partir do próximo ano

Tafarel também revelou que, a partir do ano que vem, o festival será internacional, por meio de uma parceria com um evento cinematográfico de Punte Del Este. “Abrimos as portas da América Latina. Vamos trazer uma galera para cá e dividir cultura, aprendizado e crescimento.”

LEIA MAIS DO FESTIVAL SANTA CRUZ DE CINEMA

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Festival Santa Cruz de Cinema terá presença de empresas do streaming appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.