A Melhor História Está Por Vir, romance de María Dueñas, envolve o leitor do início ao fim

Mariza Santana

Normalmente, obras literárias que têm o ambiente acadêmico como cenário tendem a não ser tão emocionantes, afinal costumam nos remeter a enredos com professores e pesquisadores, além dos alunos, que transitam pelo campus universitário, em meio a aulas teóricas, simpósios, debates e protestos estudantis.

Mas o romance “A melhor história está por vir”, da escritora espanhola María Dueñas, consegue superar essa impressão. Primeiro, porque ela é a aclamada autora do livro “O Tempo Entre Costuras”, sucesso editorial que deu origem a uma minissérie também famosa. Segundo, porque o enredo que a autora vai construindo é emocionante, capaz de envolver o leitor do início ao fim da narrativa.

María Dueñas: escritora e acadêmica espanhola | Foto: Reprodução

A protagonista é a professora universitária Blanca Perea, que após 25 anos de casamento, com os dois filhos já jovens e batendo asas, é abandonada pelo marido, trocada por uma mulher mais jovem que está esperando um filho dele. A amargura e a decepção de Blanca são tão intensas que ela decide aceitar uma bolsa de pesquisa em outro continente. Segue para a Universidade de Santa Cecília, na Califórnia, Estados Unidos, onde fica encarregada de catalogar o legado de um professor espanhol, falecido há 30 anos.

O que a personagem não sabia é que esses poucos meses de pesquisa em uma universidade californiana iriam lhe presentear com novas amizades e mudar sua maneira de ver a vida. Ao lado da história de Blanca, o leitor vai conhecendo um pouco da trajetória do professor falecido Andrés Fontana, seu legado, sua vida sentimental e sua obsessão acadêmica no final da vida.

Antes de falecer abruptamente em um acidente rodoviário, Fontana estava pesquisando a existência da missão Olvido, mais uma que teria sido fundada por um padre franciscano e cuja existência, caso fosse comprovada, poderia evitar legalmente que um bosque ao lado da universidade fosse destruído para dar lugar a empreendimento comercial que não contava com a simpatia de professores e alunos.

O maior interessado nessa pesquisa é o famoso acadêmico Daniel Carter, que no passado foi discípulo de Fontana, viveu por algum tempo na Espanha para elaborar um trabalho sobre um escritor espanhol e se casou com uma mulher nascida naquele país, também já falecida. Aos poucos, os fios narrativos de Blanca, Fontana, Carter e a linda Aurora vão se mesclando, naquele ambiente rico em busca de conhecimento e pesquisa acadêmica.

“A Melhor História Está Por Vir” mostra o vigor da narrativa de María Dueñas, a forma com que ela vai tecendo o desenrolar dos acontecimentos, em meio ao ambiente acadêmico, que fica muito bem caracterizado. Ainda não li “O Tempo Entre Costuras”, mas vi a série, que me agradou imensamente. E geralmente os livros são melhores do que suas versões em audiovisual.

Maria Dueñas nasceu em Puertollano, na Espanha, em 1964. Ficou famosa com o seu primeiro livro, “O Tempo entre Costuras”, que se tornou uma das obras mais vendidas da literatura espanhola e foi traduzida por mais de 25 países. No Brasil, foi publicada pela Editora Planeta em 2012. Seu outro romance “A Melhor História Está Por Vir” é outra obra da escritora que vale a pena conferir.

Mariza Santana é jornalista e crítica literária. Email: [email protected]

O post A Melhor História Está Por Vir, romance de María Dueñas, envolve o leitor do início ao fim apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.