Animais resgatados ganham um novo lar em Santa Cruz do Sul

Instalado na Praça da Bandeira, na lateral direita do Palacinho, o Dog Park abrigou na tarde deste domingo, 2, a primeira feira de adoção de filhotes “Adote um Aumigo” em Santa Cruz do Sul. A estrutura ficou rodeada de pessoas que buscavam um novo companheiro animal para o lar.

Cerca de trinta cães e gatos estavam disponíveis na feira, realizada pela secretaria municipal de Bem-Estar Animal. O resultado foi positivo: em menos de duas horas, 15 animais foram adotados. Diante da procura, especialmente pelos felinos, a equipe da pasta precisou buscar mais filhotes.

LEIA TAMBÉM: Frota de Santa Cruz conta com 104.110 veículos

A feira contou, inclusive, com pessoas de fora da cidade, que vieram até Santa Cruz especialmente em busca de um pet. De Rio Pardo, o caminhoneiro Eduardo José dos Santos, de 30 anos, e a companheira Jéssica Fernanda Soares, 31, levaram para casa o Rony. Mas, já falavaram que pretendem mudar o nome para Buddy. “Ele tem mais cara de Buddy”, disse Jéssica. 

Eduardo José dos Santos e Jéssica Fernanda Soares vieram de Rio Pardo e voltaram para casa com o Buddy

O casal morador do Bairro Ramiz Galvão já possui outros três cachorros. Assim que ficaram sabendo da feira, decidiram vir até Santa Cruz para adotar mais um. “Estávamos nos programando para ir ao canil, mas já que estava ocorrendo a feira no Centro aproveitamos”, relatou Santos.

Já o militar Carlos Gabriel Pereira Borges, de 20 anos, e a recrutadora Luiza Gabriele Schmitz de Lima, 19, adotaram um felino preto. Batizaram de Fúria, inspirado no personagem da animação “Como Treinar o seu Dragão”. É o terceiro gato do casal, que vive do Bairro Progresso. Desejavam há tempo um desta cor, e tiveram a sorte de encontrar um na feira. “Os gatos são ótimas companhias. São bem carinhosos e atenciosos. E eles também precisam de carinho, ainda mais os resgatados”, afirmou Luiza.

Fúria é o mais novo integrante da família do casal Carlos Gabriel Pereira Borges e Luiza Gabriele Schmitz de Lima. | Crédito: Prefeitura de Santa Cruz

Na visão do militar, a iniciativa é importante, especialmente pela praticidade, já que é necessário ir até o Centro, situado em Linha Santa Cruz. Destacou ainda o fato de Fúria e os demais animais estarem vacinados, vermifugados e microchipados. Além disso, o município oferece castração gratuita ao completarem seis meses de vida. 

Para adotar um dos filhotes, os novos tutores precisaram apresentar documento de identificação (carteira de identidade, CPF ou CNH), e comprovante de residência. Após o cadastro, eles recebiam orientações da médica veterinária do CBEA para que os cães e gatos pudessem se adaptar ao novo lar. 

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz terá representante no Miss Latina Brasil

“Nossa ideia é realizar uma feira por mês“, afirma secretária

A secretária municipal de Bem-Estar Animal, Bruna Molz, destacou que a última feira de grande porte realizada no município ocorreu no segundo semestre do ano passado após as enchentes. Na sua avaliação, a primeira edição realizada no Dog Park superou as expectativas, mobilizando a equipe para trazer mais filhotes para adoção. “Teve até fila de espera”, reiterou.

Segundo a secretária municipal de Bem-Estar Animal, Bruna Molz, há cerca de 280 animais resgatados aguardando um novo lar

Para ela, o fato da iniciativa ocorrer no fim de semana, no Centro do município, contribuiu para o grande número de pessoas interessadas em levar um filhote para casa. Diante do resultado, a expectativa é realizar a ação pelo menos um domingo por mês e torná-lo mais frequente. “Vamos tentar fazer as feiras de adoção a cada 15 dias”, afirmou Bruna. 

Com isso, será possível reduzir o número de animais resgatados no Centro de Bem-Estar Animal. Atualmente, cerca de 280 cães e felinos aguardam um novo lar. E o número aumenta conforme mais são retirados das ruas. “O cálculo não fecha. Precisamos de adoção na mesma proporção de pedidos de ajuda de resgate. Não pode só entrar no canil, tem que sair. E com a feira, saiu bastante animais, que vão para lares novos”, destacou a secretária.

Ela destacou ainda que o abandono de animais é uma questão de saúde pública e conscientização. Segundo a titular da pasta, a grande maioria dos casos de abandono são de pessoas que se mudam e deixam os animais para trás. Por isso, considera importante que os novos tutores se sensibilizem. 

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Animais resgatados ganham um novo lar em Santa Cruz do Sul appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.