Onda de calor e chuvas intensas: veja a previsão do tempo para Goiás

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta para uma onda de calor que atingirá o Brasil nesta semana, com maior intensidade na Região Sul do país. A meteorologista do INMET, Elizabete Alves Ferreira, destacou que o estado de Goiás não sofrerá temperaturas extremas.

“Essa onda de calor será mais intensa no Sul do Brasil”, afirmou a especialista. No entanto, o centro de Goiás enfrentará chuvas intensas, com previsão de impacto em cidades como Abadia de Goiás e Abadiânia.

Chuvas intensas e riscos em Goiás

De acordo com o INMET, as chuvas devem ocorrer com grau de severidade de perigo entre domingo, 2, e segunda-feira, 3, afetando diversos municípios brasileiros, incluindo Goiás. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Em Goiânia, a partir de quarta-feira, 5, as temperaturas ficarão mais elevadas, variando entre mínima de 21°C e máxima de 34°C. “Haverá um bloqueio que favorecerá o aumento das temperaturas e a diminuição das chuvas”, explicou Elizabete. Segundo a meteorologista, a situação no restante do estado seguirá o mesmo padrão da capital.

Recomendações à população

O INMET orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas. Além disso, recomenda-se não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, os moradores devem desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Para mais informações, os órgãos competentes indicados são a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Regiões afetadas

As áreas que devem sofrer os impactos incluem Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Leste Goiano, Central Mineira, Sudeste Paraense, Ocidental do Tocantins, Oeste Maranhense, Sul Goiano, São José do Rio Preto, Metropolitana de Curitiba, Nordeste Mato-grossense, Campinas, Oeste de Minas, Bauru, Piracicaba, Sul/Sudoeste de Minas, Itapetininga, Oriental do Tocantins, Norte Mato-grossense, Leste Rondoniense, Sudoeste Paraense, Ribeirão Preto, Araçatuba, Sudeste Mato-grossense, Norte Goiano, Centro-Sul Mato-grossense, Sul Maranhense, Macro Metropolitana Paulista, Marília, Araraquara, Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Sul Amazonense, Noroeste Goiano, Centro Maranhense, Noroeste de Minas, Metropolitana de São Paulo, Marajó, Nordeste Paraense, Sudoeste Mato-grossense, Litoral Sul Paulista, Norte Maranhense, Assis, Distrito Federal, Norte Pioneiro Paranaense, Madeira-Guaporé, Campo das Vertentes, Leste Maranhense e Leste de Mato Grosso do Sul.

A população dessas regiões deve se manter atenta aos alertas meteorológicos e seguir as recomendações para minimizar os impactos da onda de calor e das chuvas intensas, diz o Inmet.

Leia também:

5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia terá foco na Emergência Climática 

Aquecimento global de 1,5°C em 2024 atinge limite crítico

O post Onda de calor e chuvas intensas: veja a previsão do tempo para Goiás apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.