Os visuais mais estranhos do Superman

Estimated reading time: 8 minutos

Ao longo de seu extenso histórico nos quadrinhos, o Superman já teve diversos visuais diferentes, muitas vezes fugindo completamente do clássico collant azul e vermelho ao qual estamos tão acostumados. E não, eu não estou falando apenas de ter ou não a cueca por cima da calça.

Existiram momentos em que a DC, por um motivo ou outro, decidiu reformular completamente o visual do Superman, o que gerou resultados… não tão legais assim. Alguns deles, vale dizer, se tornaram uma piada. No vídeo de hoje, reunimos alguns destes.

Superman “medieval”

Chegou um ponto que a DC se deu conta de que o Superman não tinha uma espada. Bem, sendo honesto, por que ele precisaria de uma? Ainda assim, eles quiseram dar uma a ele.

Na história, o traje medieval do Superman foi projetado para ajudá-lo a lutar contra o Apocalipse. Era só uma justificativa para deixar o Superman mais descolado de acordo com as regras de moda dos anos 90. Os super-heróis da época tinham todos os tipos de fivelas, armaduras, bolsas e outros apetrechos em seus trajes. É por isso que esse Superman parece o Cable.

Superman Elétrico

Em 1997, a DC decidiu mais uma vez que o Superman não era legal. Então, a DC fez o Superman ser eletrocutado por um raio cósmico que o transformou em uma criatura intangível de energia pura. Todos os seus poderes se tornaram baseados em eletricidade e ele podia interagir com computadores por meio do toque.

Eventualmente, uma versão vermelha deste novo Superman estreou, e os dois ficaram existindo, até finalmente se fundiram para recriar o Superman clássico a tempo para o 50º aniversário do personagem em 1998.

Novos 52

Os Novos 52 foram uma maneira chamativa de relançar o universo de títulos da DC e tornar seus personagens mais atraentes para os jovens leitores. A DC esperava, mais uma vez, modernizar seus personagens pela milionésima vez. Isso significava tornar o Superman um pouco mais violento, menos cafona e colocá-lo em com… camiseta e calça jeans.

Este Superman estava no início de sua carreira, então é lógico que ele talvez não tivesse tudo planejado ainda. Além disso, a ideia do autor Grant Morrison era voltar lá nas origens do personagem na década de 30, colocando-o mais como um herói do proletariado.

Novo Filho de Krypton

O Superman vivia na verdade uma boa fase quando Geoff Johns desenvolveu a história da ampliação da pequena cidade de Kandor, o renascimento da cultura kryptoniana na Terra e, eventualmente, a restauração no planeta recém-criado de Novo Krypton.

Era apenas uma oportunidade de refrescar a declaração de missão do Superman. Em vez de apenas lutar contra bandidos em cenários cada vez mais absurdos, o Superman agora teria que lidar com sua herança cultural e o ceticismo de seus compatriotas kandorianos. Kal-El acabaria vestindo um uniforme kryptoniano cinza metálico e elegante e defenderia Novo Krypton contra Brainiac.

O traje negro

Talvez o mais infame dos redesigns do Superman, o traje de regeneração era o que Kal-El tinha que usar depois de ser trazido de volta à vida na história “A Morte do Superman”. No cânone, o traje era para ajudar o Superman a se curar enquanto ele reconstruía seus poderes, mas a preocupação mais prática e real era que o Superman estava começando a parecer um pouco brega perto dos heróis nervosos e sombrios da era “sinistra e ousada” dos quadrinhos dos anos 90.

Spawn, Demolidor, Cable, Justiceiro e vários outros personagens “adultos” eram um enorme sucesso, usando dezenas de armase mantendo a lei da maneira mais extrema possível – além de, é claro, se vestirem de preto. Por que não o Superman? Claro, ele também ganhou armas. Muitas armas.

O Super Mullet

Bem, o que eu posso dizer aqui? Estamos falando dos anos 90. O corte de cabelo curto usual do Superman estava começando a fazê-lo parecer um pouco datado. Então, a DC fez Clark deixar o cabelo crescer. Mas não era apenas um cabelo longo… era um mullet – o terror dos anos 90.

Você sabe o que é mullet, né? É aquele cabelo bizarro que é curto em cima, mas comprido atrás – um verdadeiro sucesso nos anos 90, e uma moda que inclusive chegou ao Brasil através de caras como o cantor Latino. E o pior é que o Superman ficou um bom tempo com esse visual aí.

Armadura do Poder

Desde o começo, Superman basicamente usava sua superforça e habilidades de voo para resolver todos os problemas, então vender brinquedos da mesma forma que você faria com o Batman não era fácil. Então a DC decidiu que tinha que dar um armadura pra ele.

O motivo da história para essa mudança foi que o Sr. Mxyzptlk, o vilão todo-poderoso e trapaceiro da DC, tirou as habilidades do Superman no arco de 1990 “Krisis of the Krimson Kryptonite”. Então, em vez de tirar férias merecidas, Kal-El tinha um traje projetado para ajudá-lo a lutar contra vilões até que ele pudesse recuperar seus poderes. Sim, a DC transformou o Superman basicamente no Homem de Ferro. Não deu certo.

Gladiador

Em 2015, Superman se tornou uma força a ser reconhecida dentro da arena do Mundo Bélico, participando das lutas organizadas pelo vilão Mongul. Assim, o Homem de Aço recebeu um novo traje, que embora ainda mantenha a capa e o S no peito, é basicamente um visual clássico de gladiadores.

O mais curioso sobre esse traje é que, posteriormente, Jon Kent o encontra no guarda-roupa de seus pais, e Lois Lane é rápida em fechar a porta enquanto o garoto sai do quarto completamente sem graça. Pois é, parece que o casal achou uma função mais “fetichista” para esse visual insano.

Leia mais sobre Superman:

  • Siga o O Vício no Google Notícias e não perca nada sobre Cultura Pop!
  • James Gunn explica estranheza nos olhos do Superman no novo teaser
  • Superman | Filme da DC não terá trailer inédito no Super Bowl

A trama de Superman (2025) se concentrará no herói tentando equilibrar sua herança kryptoniana com a educação humana, sendo a personificação da verdade e da justiça, além da bondade em um mundo que pensa que isso é antiquado.

O post Os visuais mais estranhos do Superman apareceu primeiro em O Vício.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.