Ex-cirurgião acusado de abusar de quase 300 crianças é julgado na França

Um ex-cirurgião, acusado de abusar de centenas de crianças, muitas vezes enquanto estavam sob anestesia, será julgado em fevereiro, na França. O julgamento é o maior de abuso infantil da história do país.

O médico Joel Le Scouarnec, de 73 anos, é acusado de agredir ou estuprar 299 crianças entre 1989 e 2014, principalmente na região da Bretanha. Ele admitiu algumas acusações, mas não todas. O julgamento acontecerá em Vannes, região Noroeste da França, e ocorre após investigação minuciosa das autoridades policiais.

O caso deve levantar questões sobre se o médico foi protegido por colegas e pela administração de hospitais em que trabalhou. O FBI teria avisado autoridades francesas de que Joel visitava sites de abuso infantil. Também alegam que membros da família do ex-cirurgião sabiam dos casos de pedofilia, mas não conseguiram impedi-lo.

“Foi a omertà (código de silêncio da máfia italiana para demonstrar lealdade) da família que permitiu que o abuso continuasse por décadas”, disse à BBC um advogado envolvido no caso.

O acusado está preso desde 2017, quando foi detido sob suspeita de estuprar suas sobrinhas, agora na casa dos 30 anos, assim como uma menina de seis anos e um jovem paciente. Em 2020, ele foi condenado a 15 anos de prisão.

Após prendê-lo, a polícia revistou a residência do médico e encontrou bonecas sexuais do tamanho de crianças, mais de 300 mil imagens de abuso infantil e milhares de páginas de diários meticulosamente compilados, nos quais Le Scouarnec teria registrado as agressões que cometeu contra seus pacientes ao longo de 25 anos.

O ex-cirurgião nega ter agredido ou estuprado crianças. Ele afirmou que seus diários apenas detalhavam suas “fantasias”. Em várias ocasiões, porém, ele também escreveu: “Sou um pedófilo”. Ele enfrenta mais de 100 acusações de estupro e mais de 150 acusações de agressão sexual.

Leia também

1 em cada 8 meninas é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos, diz UNICEF

O post Ex-cirurgião acusado de abusar de quase 300 crianças é julgado na França apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.