Alerta da Defesa Civil por celular pode ser prejudicado por fatores técnicos

whatsapp image 2025 01 29 at 17.59.12

CLAUDINEI QUEIROZ
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

No dia 24 de janeiro, a cidade de São Paulo recebeu pela primeira vez um alerta severo de tempestade enviado pela Defesa Civil. O novo sistema de aviso generalizado, por meio da tecnologia cell broadcast, pegou a população de surpresa quando o aparelho celular começou a vibrar e a emitir um sinal sonoro, com a mensagem bloqueando a tela.

Até o último domingo (2), o alerta foi enviado mais duas vezes para regiões diferentes da cidade. Mas nem todos tiveram a experiência de receber o aviso. Algumas pessoas receberam e outras, não, mesmo estando no mesmo local e tendo sistemas de celular 4G. E, em outros casos, moradores da zona sul receberam o alerta, apesar de ele ter sido enviado apenas para as zonas oeste e norte, por exemplo.

O que poderia, então, estar acontecendo? A tecnologia não é confiável? Ou é um problema da operadora?

Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que criou a tecnologia cell broadcast, alguns fatores técnicos podem influenciar a dinâmica de recebimento, sem necessariamente constituir falha no sistema.

Vamos a eles:

1. COMPATIBILIDADE DO APARELHO

Para o correto recebimento dos alertas via cell broadcast, o dispositivo precisa atender aos seguintes requisitos técnicos:

– Ser compatível com 4G ou 5G, conforme o padrão 3GPP (categoria CAT 4 ou superior).

– Possuir Android R (Android 11) ou posterior na versão completa do Android, ou Android 13 ou posterior na versão Android Go.

– No caso de iPhones, ser um modelo suportado pelo iOS 17.

– Dispositivos de marcas que utilizam sistemas operacionais proprietários (como Poco – Pocophone ou Huawei) podem não ser compatíveis.

2. CONECTIVIDADE NO MOMENTO DO ALERTA

Além da compatibilidade do aparelho, o dispositivo precisa estar conectado à rede móvel 4G ou 5G no momento do envio da mensagem. Nesse sentido, algumas situações pontuais que podem impedir o recebimento incluem:

– Conexão momentânea a redes 2G ou 3G: Se o celular estiver temporariamente registrado em uma dessas redes no momento do envio (processo que dura cerca de um segundo), o alerta não será recebido.

– Aparelho conectado apenas ao Wi-Fi: O sistema de cell broadcast não opera em conexões Wi-Fi.

– Falha de cobertura momentânea: Em algumas circunstâncias, o aparelho pode estar registrado em uma célula de rádio diferente daquela definida no alerta, influenciando a recepção.

3. MENSAGENS QUE ULTRAPASSEM A ÁREA DELIMITADA

O envio dos alertas é baseado na cobertura das ERBs (Estações Rádio Base) das operadoras, que podem ter um alcance que ultrapassa o polígono delimitado pela Defesa Civil. Isso significa que algumas pessoas podem receber a mensagem mesmo estando em regiões vizinhas à área definida para o alerta. Esse efeito pode ocorrer devido a:

– Variação no alcance das antenas: Dependendo da potência e da inclinação da ERB, a cobertura pode extrapolar os limites planejados.

– Distribuição desigual da infraestrutura de telecomunicações: Em algumas localidades, o sinal de uma ERB pode abranger uma área mais ampla, cobrindo parcialmente regiões que não estavam originalmente na área de risco.

– Handover entre células: Um celular em deslocamento pode permanecer conectado ainda por um tempo a uma ERB localizada na área anterior de seu percurso. Isso explicaria o recebimento em uma região para onde o alerta não foi enviado.

4. CONFIGURAÇÃO DE ALERTAS NO CELULAR

Outro fator que pode impedir o recebimento do Defesa Civil Alerta é a configuração do próprio celular.

Os dispositivos oferecem a opção de ativar ou desativar notificações de alertas de emergência, incluindo alertas severos. Se essa configuração estiver desativada, o usuário não receberá as mensagens enviadas pelo sistema.

Para verificar e ativar os alertas de emergência, os passos podem variar conforme o modelo do aparelho:
– Android:

1 – Acesse Configurações > Segurança e emergência > Alertas de emergência sem fio.

2 – Certifique-se de que as opções Alertas de emergência, Alertas de ameaça extrema e Alertas severos estão ativadas.

– iPhone:

1 – Vá em Ajustes > Notificações.

2 – Role até o final e ative a opção Alertas de emergência.

Observação: Caso o usuário tenha desativado essa funcionalidade anteriormente, será necessário reativá-la para receber os avisos enviados pela Defesa Civil.

5. O DEFESA CIVIL ALERTA COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR

Por fim, reforçamos que o Defesa Civil Alerta é uma das ferramentas de notificação de desastres disponíveis à população, não substituindo os canais já existentes, mas agregando mais uma opção de aviso.

Outras formas de alerta incluem:

– SMS (mensagens enviadas pelas operadoras para celulares cadastrados – envio do CEP para o número 40199 por SMS)

– TV por assinatura (exibição de mensagens na tela da TV)

– WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts

Adicionar aos favoritos o Link permanente.