Secretário de Desenvolvimento Econômico quer agilidade na abertura de empresas e cogita novo aeroporto

Na manhã desta terça-feira, 4, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Santa Cruz do Sul, Leonel Garibaldi, concedeu entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, destacando pontos importantes de sua pasta, como a busca pela rapidez na abertura de empresas e a ideia de criação de um novo aeroporto.

No setor de emprego e renda, Garibaldi mencionou as ações desenvolvidas pela Casa do Empreendedor, que visa simplificar a burocracia envolvida na abertura de empresas. “Sabemos que o processo é demorado, e nosso objetivo é reduzir esse tempo para que o registro da empresa aconteça em até 10 minutos”, afirmou. Essa agilidade é possível para empresas que se enquadram na Lei de Liberdade Econômica, com baixo risco e que não dependem de muitas licenças. “Queremos garantir que a abertura dessas empresas seja rápida, de até dez minutos”, reforçou.

LEIA TAMBÉM: Edson Azeredo apresenta requerimento pedindo que sessões voltem a começar às 18 horas

Santa Cruz também oferece outros incentivos para a criação de empresas, como o Parque Tecnológico Gauten e o Distrito Industrial 2, que possui lotes disponíveis. “Ainda temos alguns lotes ociosos e pretendemos lançar um edital para ocupar esses espaços”, destacou Garibaldi.

Ligado à economia do município, o Aeroporto Luiz Beck da Silva, localizado em Linha Santa Cruz, tem se tornado cada vez mais relevante para empresas da cidade, especialmente no transporte de cargas. No entanto, são necessários investimentos na melhoria da malha aérea, como o balizamento noturno. “Até onde sei, a licitação para o balizamento já foi realizada, houve um vencedor. No então, há algum entrave que ainda desconhecemos. Por isso, o processo não evoluiu”, explicou o secretário.

LEIA TAMBÉM: Projeto de lei busca redução na conta de luz em Santa Cruz

Garibaldi também ressaltou a necessidade de investimentos para melhorar as condições de segurança diurna, com o balizamento durante o dia. “Atualmente, temos um funcionário responsável por esse balizamento, que recebeu o treinamento adequado. Em breve, teremos um segundo funcionário no quadro de pessoal, o que ajudará a garantir as condições ideais para o balizamento diurno”, afirmou.

Sobre a ampliação da pista do aeroporto, o secretário mencionou que existem condições para possíveis expansões, mas também a possibilidade de construir uma nova pista na área do Distrito Industrial. “Onde o aeroporto está localizado hoje, há registros frequentes de nevoeiro, o que dificulta o transporte aéreo. O prefeito [Sérgio Moraes] e eu concordamos que a área do Distrito Industrial, por ser mais plana, seria mais adequada para a construção de um aeroporto de grande porte, especialmente para o transporte de carga. Se houver viabilidade orçamentária, pretendo defender essa ideia”, concluiu.

Ouça a entrevista na íntegra:

Colaborou: Lucas Malheiros, Carina Weber e Márcio Souza

LEIA MAIS SOBRE POLÍTICA

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Secretário de Desenvolvimento Econômico quer agilidade na abertura de empresas e cogita novo aeroporto appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.