Caiado reconduz Cyro Peres como procurador-geral de Justiça de Goiás até 2027

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, assinou na segunda-feira, 3, o decreto que reconduz Cyro Terra Peres ao cargo de procurador-geral de Justiça para o biênio 2025-2027. A decisão foi tomada no início da noite, após a eleição interna realizada pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), que confirmou Cyro como o candidato mais votado. O novo mandato terá início em 8 de março.

A eleição para a escolha do procurador-geral de Justiça ocorreu ao longo do dia e contou com a participação de 438 membros da instituição, entre promotores e procuradores de Justiça. Cyro Terra Peres obteve 282 votos, superando sua concorrente, Alice de Almeida Freire, que recebeu 215 votos. A definição do nome para a chefia do MPGO cabe ao governador do Estado, que seguiu a tradição de nomear o candidato mais votado pela categoria.

Trajetória de Cyro Terra Peres no MP

Natural de Bebedouro (SP), Cyro Terra Peres construiu uma longa carreira no Ministério Público de Goiás. Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 1994, ingressou no MPGO em agosto de 1995. Desde então, atuou em diversas comarcas do Estado, passando por Niquelândia, Rio Verde, Mozarlândia, Ivolândia e Rubiataba, onde exerceu a função de promotor de Justiça.

A partir de 2007, Cyro assumiu a 67ª Promotoria de Justiça de Goiânia, atuando no Tribunal do Júri até 2016. Ao longo dos anos, consolidou sua experiência em diferentes áreas do Ministério Público. Foi corregedor entre 2011 e 2015, além de atuar na 75ª Promotoria de Justiça de Goiânia, com foco na infância e juventude, entre 2016 e 2019.

Ele também foi assessor jurídico-administrativo da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais entre 2017 e 2019 e, logo depois, assumiu o cargo de subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos até 2023. Sua primeira nomeação como procurador-geral ocorreu em março de 2023, quando foi escolhido por Caiado para o biênio 2023-2025. 

Atualmente, Cyro é titular da 96ª Promotoria de Justiça de Goiânia. O cargo de procurador-geral de Justiça é a mais alta posição dentro do Ministério Público em nível estadual. Cabe a ele coordenar as atividades do órgão e garantir sua independência na fiscalização dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A escolha do procurador-geral ocorre por meio de uma lista tríplice, elaborada pelos próprios membros do MPGO. A partir dessa lista, o governador do Estado nomeia o responsável por comandar a instituição pelos próximos dois anos.

Leia também:

Abertura do Legislativo tem clima de cautela e desconfiança na relação de vereadores com a Prefeitura

Caiado é o pré-candidato com a menor rejeição para 2026, aponta Genial/Quaest

O post Caiado reconduz Cyro Peres como procurador-geral de Justiça de Goiás até 2027 apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.