Diretor de Emília Perez rebate críticas: “Não assistiram direito”

Diretor de Emília Perez rebate críticas: "Não assistiram direito"

Estimated reading time: 3 minutos

Embora tenha sido aclamado no Festival de Cannes, Emilia Perez (2024) foi recebido de forma mista em outras partes do mundo e não agradou nada ao público da América Latina.

O filme, que se passa no México, irritou grande parte do público mexicano, que considera a abordagem da obra ao país ofensiva, a ponto de gerar protestos e debates acalorados.

Questionado pelo Deadline sobre essa repercussão negativa, o diretor francês Jacques Audiard alegou que os mexicanos não estão assistindo ao seu filme direito, ou sequer estão assistindo e agindo de má fé. Segundo ele, sua abordagem do México foi desenvolvida como uma fantasia e não uma adaptação realista.

O que me chocou é que ou as pessoas não assistiram ao filme direito, ou não assistiram mesmo e estão agindo de má-fé“, alegou Audiard. “A representação dos cartéis no filme é temática. Não é algo em que eu esteja particularmente focado no filme. Há uma cena que lida com isso. A verdadeira questão que me interessa, que eu tinha interesse em fazer, é que eu queria fazer uma ópera. Isso exige uma forte estilização. Bem, essa tende a ser a forma como a ópera tem elementos esquemáticos. A psicologia pode ser limitada. A ópera tem limitações psicológicas. Parece que estou sendo atacado no tribunal do realismo.

O diretor continuou: “Ora, eu nunca afirmei que queria fazer uma obra realista. Se eu quisesse fazer uma obra particularmente documentada, então eu faria um documentário, mas aí não haveria canto e dança. Por exemplo, eu li uma crítica que dizia que mercados noturnos na Cidade do México não têm fotocopiadoras. Bem, em mercados noturnos na Cidade do México, também não se canta e dança. Você tem que aceitar que isso faz parte da magia aqui. Esta é uma ópera, não uma crítica a nada sobre o México.

Emília Perez (2024), vale reforçar, chegará aos cinemas brasileiros amanhã, 6 de fevereiro. O filme é encarado como o principal concorrente do brasileiro Ainda Estou Aqui (2024) ao prêmio de Melhor Filme Internacional no Oscar.

Leia também sobre Emília Perez:

  • Siga o O Vício no Google Notícias e não perca nada sobre Cultura Pop!
  • Emilia Perez | Oscar muda formato de apresentação após polêmicas de Karla Sofía Gascón
  • Atriz de Emilia Pérez é afastada de campanha do Oscar após polêmicas

Fonte: Deadline

O post Diretor de Emília Perez rebate críticas: “Não assistiram direito” apareceu primeiro em O Vício.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.