Macron convidou novo líder da Síria para França, segundo Damasco

O novo líder sírio, Ahmed al Sharaa, recebeu uma ligação do presidente francês, Emmanuel Macron, que o parabenizou e o convidou para a França, informou nesta quarta-feira (5) a presidência síria.

Sharaa, que foi designado presidente interino da Síria no final de janeiro, agradeceu a Macron por seu contato e “pelo apoio da França ao povo sírio nos últimos 14 anos”, indicou a presidência.

O líder sírio citou na chamada os “desafios atuais, incluindo as sanções econômicas impostas” à Síria, que o Executivo pede que sejam levantadas.

Macron expressou “seu pleno apoio à fase de transição na Síria” e ressaltou “os esforços de seu país para levantar as sanções contra a Síria e abrir o caminho ao crescimento e à recuperação” econômica, segundo a mesma fonte.

A presidência francesa indicou que Macron manifestou “o desejo de que o processo iniciado pelas autoridades interinas responda plenamente às aspirações do povo sírio”.

O presidente francês também insistiu na “continuação necessária da luta contra o terrorismo”, acrescentou o Eliseu.

Sharaa, um ex-combatente jihadista à frente do grupo radical sunita Hayat Tahrir al Sham (HTS), liderou a coalizão de grupos rebeldes que derrubou Bashar al Assad em 8 de dezembro.

No final de janeiro, ele foi nomeado presidente interino da Síria por período indeterminado e recebeu a missão de formar um “conselho legislativo provisório”.

As novas autoridades sírias receberam várias visitas diplomáticas desde que Assad foi deposto, incluindo o emir do Catar, Tamim bin Hamad al Thani.

Na semana passada, Sharaa viajou para a Arábia Saudita e se reuniu com o príncipe herdeiro e governante de facto, Mohammed bin Salman, que teria expressado sua “vontade verdadeira” de ajudar a reconstruir a Síria.

© Agence France-Presse

Adicionar aos favoritos o Link permanente.