Bombeiros encontram segmentos de possível vítima em Brumadinho

brumadinho

WESLEY BIÃO
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS)

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou nesta quinta-feira (6) que encontrou “segmentos de interesse” na área de buscas às vitimas do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, na Grande Belo Horizonte, há seis anos.

Segmentos podem ser humanos. Segundo a Polícia Civil, que faz o trabalho de identificação, os segmentos são “corpóreos, possivelmente humanos”. Eles foram encaminhados ao IML (Instituto Médico Legal) de Belo Horizonte para passar por exames.

Se confirmado como partes humanas, esse será o primeiro registro de encontro de vítimas em mais de dois anos. A última pessoa encontrada pelos Bombeiros foi Cristiane Antunes Campos, de 35 anos, funcionária da Vale que atuava como supervisora de mina. Ela foi identificada por exame de DNA em dezembro de 2022.

Bombeiros trabalham no local em busca de vítimas há mais de 2 mil dias. O rompimento da barragem aconteceu em 19 de janeiro de 2019. Desde então, os militares operam no local com o apoio de 5 estações de busca, que começaram a funcionar em 22 de setembro de 2021 e ajudam a separar o material recolhido por máquinas entre partes maiores das menores.

Inteligência artificial é aliada nas buscas. Os bombeiros inspecionam visualmente tudo o que passa pelas esteiras e, desde o fim do ano passado, contam com a ajuda de inteligência artificial nesse processo.

Três pessoas ainda estão desaparecidas. Das 272 vítimas da tragédia, os Bombeiros ainda buscam por Maria de Lurdes da Costa Bueno, de 59 anos, que passava férias com a família na cidade, Nathália de Oliveira Porto Araújo, 25, que era estagiária da Vale e Tiago Tadeu Mendes da Silva, 34, engenheiro mecânico que trabalhava na mina há cerca de 20 dias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.