Tamanduá é flagrado em praça e assusta moradores; veja vídeo

Moradores do Residencial Alice Barbosa, na Região Norte de Goiânia, foram surpreendidos por uma cena inusitada na noite desta quinta-feira, 6. Enquanto caminhavam pela praça central do bairro, avistaram um tamanduá de grande porte passeando tranquilamente pela pista de caminhada.

Segundo relatos, a praça está tomada pelo mato, o que dificultou a visualização do animal após ele adentrar na vegetação densa. “Quando ele entrou no matagal, não dava mais para ver”, disse uma moradora.

Raquel Almeida, que registrou o momento em fotos, comentou em tom de brincadeira que o bairro poderia até ser chamado de condomínio, comparando a situação com o Aldeia do Vale, onde uma onça já foi avistada. “No Aldeia do Vale apareceu uma onça, só falta isso aqui”, disse. No entanto, ela alerta que, se o mato continuar crescendo, a presença de outros animais silvestres pode se tornar realidade.

Os moradores acionaram o Corpo de Bombeiros, mas a resposta os surpreendeu. “Eles disseram que não poderiam fazer o resgate porque o animal estava em seu habitat natural”, contou Raquel, indignada. Ela contesta a justificativa e afirma que, apesar do abandono da praça pela administração pública, o local não pode ser considerado habitat natural de animais silvestres.

O matagal que tomou conta da praça também afetou a área de lazer das crianças, o que gerou revolta entre os moradores. “É um absurdo! As férias passaram, e as crianças nem puderam brincar porque não dá para deixá-las no meio desse mato”, reclamou Madalena Alves. Ela ainda alertou para o risco do aparecimento de cobras e outros animais peçonhentos.

Parquinho das crianças dentro do mato l Foto: Moradores

Albeny Damasceno, morador do bairro há mais de quatro anos, filmou o tamanduá andando pelas ruas em busca de comida nas lixeiras. Ele acredita que a proximidade do residencial com a GO-462, onde há áreas de mata e pastagem, além do mato alto nas ruas e praças, pode ter atraído o animal.

Segundo Albeny, essa não foi a primeira vez que animais silvestres apareceram na região. “Ano passado, um porco-espinho subiu em um poste, levou um choque e caiu. Graças a Deus, não morreu”, relatou. Nesse caso, os bombeiros resgataram o animal.

Além do mato alto, os moradores denunciam outros problemas, como os buracos nas ruas, que vêm causando prejuízos aos motoristas. “É difícil encontrar uma rua aqui que não tenha alguma cratera”, afirmou Albeny.

Buracos tomam conta da rua l Foto: Moradores

Diante da situação de abandono, os moradores pedem providências ao prefeito Sandro Mabel. “Socorro, prefeito! Traga logo o mutirão para a nossa região”, clamaram.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) informou que realiza o resgate de animais silvestres em áreas urbanas quando estes estão em risco ou representam uma ameaça à segurança das pessoas.

Veja nota na íntegra

 O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) realiza resgates de animais silvestres em áreas urbanas quando o animal está em risco ou representa perigo para a segurança das pessoas, como em casos em que fica preso em uma residência ou em um local de difícil acesso. No caso de animais encontrados em matas ou áreas naturais, o resgate não é realizado, pois eles estão em seu habitat natural.

Sobre o caso específico do Residencial Alice Barbosa, em Goiânia, será realizada uma análise do procedimento adotado pelo atendente. A orientação do CBMGO é intervir sempre que houver necessidade para garantir o bem-estar do animal ou a segurança da população.

Em caso de dúvidas, estamos à disposição pelo telefone 193.

Veja vídeo:

Leia também:

Mabel realiza 4º Mutirão dos 100 dias, em Goiânia

Prefeitura de Goiânia realiza 2º Mutirão dos 100 dias na Região Leste

O post Tamanduá é flagrado em praça e assusta moradores; veja vídeo apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.