Rio Verde alcança 1° lugar em fluência leitora no Programa AlfaMais

O município de Rio Verde conquistou o 1° lugar na última prova de Fluência Leitora do Programa AlfaMais em todo o estado de Goiás. Crianças do 2° ano do ensino fundamental realizaram testes de leitura em novembro do ano passado, colocando a cidade em destaque na quantidade de leitores fluentes, classificação mais alta da prova. Enquanto a média estadual é de 6.1, Rio Verde se destacou com nota de 7.5 de seus alunos da rede pública no nível de fluência. 

O Programa AlfaMais funciona em todos os municípios goianos com o intuito de alfabetizar todas as crianças do estado. Seguindo a Base Nacional Curricular Comum e o Documento Curricular para Goiás, o programa dispõe de vários recursos para garantir a aprendizagem, entre eles, estão os testes de Leitor Fluente. 

Em entrevista ao Jornal Opção, Aline Moreira, Articuladora do Programa AlfaMais Goiás em Rio Verde, explica que a prova de fluência é realizada duas vezes por ano, em março e em novembro. A avaliação classifica os estudantes da segunda série de fundamental (crianças de sete a oito anos) como pré-leitores, leitores iniciantes ou leitores fluentes. No primeiro teste do ano passado, foram registrados 710 estudantes com dificuldades, no nível pré-leitor, e na segunda avaliação esse número foi reduzido para 244. Na prova de Março, eram 565 estudantes no nível de fluência, enquanto no fim do ano esse número chegou aos 1226.  

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Dados oficiais da Secretaria de Educação de Rio Verde mostram que a taxa de participação também aumentou de um teste para o outro. Em março, dos 2708 alunos previstos para participar da prova, 2678 a fizeram. Já em novembro, 2680 estudantes estavam previstos para fazer a prova, e 2674 a realizaram. 

“Formação continuada, engajamento da escola com a família, mobilização do professor com o aluno, mais livros didáticos, mais uso de tecnologias e um engajamento da Secretaria Municipal de Educação”, Aline compartilha as medidas adotadas para aprimoramento dos índices do município. 

O teste em si possui três etapas, todas com exercícios propostos e cronometrados por um aplicativo específico. Na primeira prova, as crianças possuem um minuto para ler uma série de 60 palavras (monossilábicas, dissilábicas, trissilábicas e polissilábicas). Na sequência, no mesmo intervalo, uma lista com pseudopalavras (palavras que não existem no dicionário) deve ser lida pelos estudantes. Por fim, a leitura de um texto completo, exigindo leitura de, no mínimo, 65 palavras para aprovação. 

“Ele [o aluno]  tem que ter velocidade, ritmo, melodia, prosódia, e ele tem que interpretar o texto que ele leu”, explicou Aline. 

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