Polícia confirma que corpo encontrado é de Maria de Lourdes, 268ª vítima de Brumadinho

b70270ee 92cd 4586 a461 9c5c44751a35

ARTUR BÚRIGO
BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS)

A Polícia Civil de Minas Gerais informou nesta sexta-feira (7) que identificou a 268ª vítima do desastre de Brumadinho, após o Corpo de Bombeiros ter encontrado fragmentos humanos na manhã do dia anterior.

Trata-se de Maria de Lurdes da Costa Bueno, que tinha 59 anos na época do desastre. Ela era natural de São Paulo e estava hospedada na pousada Nova Estância, que foi arrastada pela lama da Mina Córrego do Feijão no dia 25 de janeiro de 2019.

A paulistana estava em Brumadinho para visitar o Instituto Inhotim com o marido, Adriano, os filhos dele, Camila e Luiz, e a noiva de Luiz, Fernanda, grávida de cinco meses de Lorenzo. Todos morreram no desastre.

O “segmento corpóreo” -termo usado pelos bombeiros- foi encontrado na manhã de quinta (6) em um local chamado de Remanso 4, a cerca de dois quilômetros da pousada.

Remansos são áreas em que o fluxo de lama perdeu a velocidade e mudou de direção e, por isso, têm maior probabilidade de haver depósitos de fragmentos de corpos.

A equipe da Operação Brumadinho, que atua no local diariamente com 15 militares, encontrou uma porção de couro cabeludo e um fêmur com uma prótese.

Os achados indicavam a possibilidade de os segmentos pertencerem a Maria de Lourdes, como afirmou o deputado federal Pedro Aihara (Patriota), que atuou como bombeiro na tragédia em Brumadinho.

Essa foi a primeira identificação de vítima do desastre provocado pelo rompimento de barragem da mineradora Vale desde dezembro de 2022.

Dois corpos, de Tiago Tadeu Mendes da Silva e Nathália de Oliveira Araújo Porto, funcionários da mineradora, ainda restam ser encontrados.

O governo de Minas Gerais considera que 270 vítimas já foram identificadas, porque entre elas duas estavam grávidas. Nas redes sociais, o governador Romeu Zema (Novo) disse esperar que a identificação da vítima conforte sua família.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.