Em áudio, outro piloto diz que ouviu comandante de avião que caiu em avenida de SP pedir à torre para retornar imediatamente


Queda foi registrada na Avenida Marquês de São Vicente, na altura do número 1.874, na manhã desta sexta-feira (7); vítimas são o advogado e dono da aeronave Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, e o piloto Gustavo Carneiro Medeiros. Em áudio, outro piloto diz que ouviu comandante de avião que caiu pedir para retornar
Vídeo mostra queda de avião na Zona Oeste de SP
Um áudio de um piloto que aguardava decolar no aeroporto Campo de Marte nesta sexta-feira (7) aponta que o comandante do avião que caiu em uma avenida da Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, pediu retorno imediato ao aeroporto momentos antes do acidente (escute acima).
A queda foi registrada na Avenida Marquês de São Vicente, na altura do número 1.874, nesta sexta-feira (7). Um vídeo obtido com exclusividade pela TV Globo mostra o momento em que o avião avança em alta velocidade sobre a via (veja abaixo).
Segundo o Corpo de Bombeiros, foram encontrados dois corpos carbonizados dentro da aeronave. As vítimas são o advogado e dono da aeronave Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, e o piloto Gustavo Carneiro Medeiros.
“Estou no ponto de espera ainda, o cara decolou na minha frente. Estou no ponto de espera. Estou aguardando aqui. Já faz uns 15 minutos ou 20 que estou parado aqui, que a torre pediu para aguardar. Ele [piloto] não declarou emergência. Ele falou: ‘torre, solicito retorno imediato, fox-echo-mike [FEM], e não falou mais nada. E a torre tentou chamar ele, tentou chamar ele, e mais nada. Logo vi a fumaça, decolou helicópteros. Complicado. Que triste”, diz o piloto no áudio.
Vídeo mostra queda de avião na Zona Oeste de SP
O g1 entrou em contato com o aeroporto Campo de Marte para saber sobre a comunicação entre o piloto Gustavo Carneiro Medeiros e a torre de comando. Porém, o aeroporto informou que mais detalhes seriam com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Em nota, o Cenipa não detalhou sobre a última comunicação entre o piloto e a torre, mas disse que foi finalizada a “Ação Inicial” envolvendo a aeronave de matrícula PS-FEM pelos investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV).
“A investigação dessa ocorrência aeronáutica continua, com o levantamento de outras informações necessárias, a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes. O CENIPA informa ainda que, com a conclusão da Ação Inicial, os elementos essenciais para análise da investigação foram removidos pelos investigadores e a área encontra-se liberada pelo Centro”.
E ressaltou: “Quanto à remoção dos demais destroços e bens transportados, o artigo 88-Q do Código Brasileiro de Aeronáutica estabelece que a responsabilidade pela retirada cabe ao explorador da aeronave”.
VÍDEOS E FOTOS: imagens mostram queda de avião na Barra Funda, Zona Oeste de SP
Local do acidente é perto de condomínio, centros de treinamento, estádio e shopping
VÍDEO: Site de aviação mostra trajetória do avião que caiu na Barra Funda, Zona Oeste de SP
Avião cai na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, no dia 7 de fevereiro de 2025
Nelson Almeida/AFP
Acidente
O modelo do avião é um King Air F90, que tem capacidade para oito pessoas. Os bombeiros informaram que apenas duas pessoas estavam na aeronave, que saiu do Campo de Marte por volta das 7h15 e tinha como destino a cidade Porto Alegre.
Segundo testemunhas, o avião tentou fazer um pouso de emergência na pista da avenida, mas não conseguiu. Na queda, o avião atingiu um ônibus e foi ouvida uma explosão. Uma grande nuvem de fumaça preta pôde ser vista à distância pela cidade (veja vídeo abaixo).
Ônibus atingido por aeronave pega fogo na Av. Marquês de São Vicente, em SP
Uma testemunha que estava no local na hora contou que, antes da queda, viu o avião bater no que encontrou pela frente.
“Ele pegou na árvore, pegou na placa e começou a despejar querosene”, afirmou o engenheiro João Lucas da Silva Amaral.
Na hora da batida, formou-se uma bola de fogo, segundo Genival Dantas Arraes, que também passava na região.
O personal trainer Adriano Rolim disse que chegou a ver a aeronave perdendo altitude. “O piloto tentou pousar na Marques de São Vicente, foram muitos carros desviando, felizmente. Mas o avião bateu na traseira do ônibus e acabou explodindo. O impacto foi muito grande, muito assustador”, afirmou.
Mapa mostra local da queda de avião em São Paulo
GloboNews/Reprodução
Sete pessoas ficaram feridas, entre elas passageiros de um ônibus e um motociclista que passava na via e foi atingido por um destroço do avião.
Todos foram socorridos e levados para hospitais da região, incluindo o motorista do ônibus, que foi atendido com uma crise de ansiedade.
Queda de avião na Zona Oeste de São Paulo
Arte g1
Quem eram as vítimas?
Piloto Gustavo Medeiros e o dono da aeronave, Márcio Carpena
Reprodução/Redes sociais
Segundo apuração da RBS TV, afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul, as vítimas são o advogado Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, e o piloto Gustavo Carneiro Medeiros, de 44 anos.
Carpena era professor licenciado de Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC) em Porto Alegre e palestrante motivacional. Ele era divorciado e tinha três filhos menores de idade.
O advogado viajava pelo Brasil para dar palestras sobre mudanças de comportamento e era também sócio majoritário do escritório Carpena Advogados. Nas redes sociais, o advogado se descreve como alguém que “ajuda e motiva pessoas a verem o mundo de uma forma diferente”.
Uma hora antes do acidente, Carpena postou um vídeo no Instagram apontado que estava saindo de São Paulo com o jatinho, rumo a Porto Alegre.
A seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) lamentou a morte e disse que ele “desenvolveu uma grande trajetória na advocacia”.
Empresário posta imagens da aeronave pouco antes da queda na Zona Oeste de SP
Já Gustavo Carneiro Medeiros era um piloto experiente. Formado em administração e ciências aeronáuticas pela PUC-RS, acumulava 3.819 horas de voo como copiloto do modelo Embraer 190, usado em voos domésticos, e 1.912 horas como comandante de ATR, aviões de transporte regional.
A aeronave que caiu nesta sexta foi fabricada no ano de 1981 e comprada pela empresa de Carpena em 11 de dezembro de 2024, segundo informações apuradas pela TV Globo.
Avião cai em avenida de SP matando os dois ocupantes e ferindo outras seis pessoas
Entenda como foi a queda do avião que matou duas pessoas na Zona Oeste da Capital
Vista aérea do local onde um avião de pequeno porte caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, zona oeste da cidade de São Paulo (SP), na manhã desta sexta-feira, 7. Segundo o Corpo de Bombeiros, as informações iniciais são de dois mortos e sete feridos. Restos de combustíveis se espalharam sobre um ônibus que estava na via e pegou fogo.
FÁBIO VIEIRA/FOTORUA/ESTADÃO CONTEÚDO
Parte do avião que caiu em praça distante do acidente
Deslange Paiva/g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.