Aos 65 anos, Luiz Márcio Reis conquista diploma de bacharel em Educação Física

Este sábado, 8, será marcante para Luiz Márcio Reis, de 65 anos. O santa-cruzense realizará um sonho que o acompanha desde jovem, tomou forma nos últimos 12 anos e agora será concretizado. O diploma de bacharel em Educação Física será recebido pelo pai do Bernardo e da Luiza na colação de grau, na Universidade de Santa Cruz (Unisc). Na solenidade, Márcio será o orador da turma.

A graduação iniciou-se no segundo semestre de 2013, quando estava com 53 anos. Desde então, suas rotinas eram divididas entre o trabalho, atividades físicas, aulas e estudos. Longe da sala de aula desde 1977, Márcio seguiu outros projetos, como família e vida profissional, mas nunca deixou o sonho morrer.
Quando jovem, por determinação do pai, teve que passar por cursinhos preparatórios para fazer Engenharia Elétrica, mas não conseguia aprovação em vestibulares, pois seu desejo era mesmo cursar História ou Educação Física. Até que, nos anos 70, ingressou em Ciências Contábeis na Unisc, mas também não finalizou o curso.

LEIA TAMBÉM: Projeto para implantação do Imigrantenpark é apresentado à Prefeitura

Em 2013, aproveitando alguns créditos do curso não completado, decidiu que era o momento de finalmente seguir o sonho da graduação numa área em que sempre desejou atuar como profissional formado. O início na faculdade foi difícil e muitos desafios lhe estavam postos. Por conta da rotina, conseguia frequentar as aulas somente duas vezes na semana.

Em meio aos colegas de 18, 19 anos, enfrentava um choque de realidade ao lidar, por exemplo, com as tecnologias. Por outro lado, a amizade e o suporte recebido dos colegas superaram os percalços.

Um desportista

Casado com Krystian Reis, Márcio tem nos seus filhos sua inspiração. “Os dois fizeram as faculdades que eu sempre quis.” Seu filho cursou História e sua filha é formada, mestre e doutora em Educação Física, tendo atuado por mais de dez anos na arbitragem brasileira como árbitra assistente.

Márcio é desportista da área de corridas. Desde 2013 participa de corridas de rua, de trilhas e montanhas. Já fez travessias de mais de 230 quilômetros e ultramaratonas. Atualmente é campeão circuito de trilhas e montanhas de 63 a 67 anos, na categoria Longa de mais de 20 quilômetros.

LEIA TAMBÉM: Estado orienta escolas sobre lei que restringe uso de celulares no ambiente escolar

Ele também atua na organização de grupos de caminhada para reforçar e melhorar a qualidade de vida física e mental, especialmente com pessoas acima de 50 anos. Ainda trabalha como representante comercial, atuando na venda de ferramentas e peças automotivas. Agora o objetivo é seguir estudando, como talvez uma nova graduação em Línguas (inglês ou francês).

Com apoio da família e de amigos, Ananias forma-se em Direito

Ananias Ferreira da Rosa, 65 anos, avô de 12 netos, pai de seis filhos e esposo da Rosemari Pereira de Freitas, entrou para a lista dos novos graduados em Direito de Santa Cruz. Aposentado, mas ainda trabalhando como marmorista, ele colou grau no curso no dia 25 de janeiro, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Ananias Ferreira da Rosa superou dificuldades, mas não desistiu de buscar seu objetivo

Morador do Loteamento Motocross, do Bairro Arroio Grande, Ananias ingressou no curso há cerca de 12 anos, depois de concluir o Ensino Médio através da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Santa Cruz e prestar vestibular. Na caminhada, houve uma interrupção nos tempos de pandemia. Depois, retomou-o e concluiu no fim do ano.

Natural de Santa Maria, ele sonhava com Direito desde jovem. Aos 29 anos, prestou vestibular, mas não passou. O desânimo foi tanto que desistiu até de concluir o ensino regular. Então, acabou se mudando para Santa Cruz, seguiu a profissão de marmorista, formou família e o plano adormeceu.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura vai disponibilizar novamente estrutura para 3ª edição do Festival Jazz and Blues

Frequentador do Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum, ele recebeu o incentivo dos irmãos da casa religiosa. “A minha família religiosa me apoiou muito. Eu dizia que não tinha mais idade para isso. Mas eles incentivavam. E foi a partir deles que cheguei a alcançar essa etapa. Quem sabe em alguma situação eu também, profissionamente, não possa ajudar de alguma forma.”

A conquista do diploma foi comemorada pelos amigos e familiares. Os irmãos do terreiro, que também estiveram presentes na colação, organizaram uma festa surpresa na casa religiosa, no Bairro Esmeralda.

Superação

Durante os anos na faculdade, Ananias precisou superar dificuldades. “No início foi muito díficil, pois eu era um idoso no meio de tantos jovens. Então, um dia um professor conversou comigo e disse que seria importante eu me entrosar com os colegas. Foi o que fiz. E fui muito bem aceito, eles me ensinavam a lidar com as tecnologias, me ajudavam e convidavam para integrar os grupos e formar duplas para trabalhos.”

LEIA TAMBÉM: CTG Laço Velho realiza 41º Rodeio Estadual neste fim de semana

Além de ter que se adaptar ao ‘novo mundo’, o graduando precisava investir tempo e dinheiro. “Foi muito difícil conciliar o trabalho, família e demais obrigações. E exigia muito estudo, leitura. O conteúdo era muito difícil, mas eu ia me superando e avançando.”

Para o futuro, Ananias já traçou as metas: quer seguir estudando e trabalhar como advogado. “No princípio não tinha essa ideia, era para ser mais como um hobby, mas agora quero buscar minha inscrição na OAB. Nesse ano mesmo já fiz, mas não passei. Seguirei estudando, quem sabe também fazer uma pós, um doutorado. Não quero parar”, salienta ele, que ainda deixa um recado. “Nunca desista dos seus sonhos. A idade não é empecilho. Jovem, adulto, idoso, todos são capazes de realizar seus sonhos, basta ter vontade.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Aos 65 anos, Luiz Márcio Reis conquista diploma de bacharel em Educação Física appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.