Cidades do Oeste de SC registram a temida chuva preta; confira as imagens

Vídeos que circularam na internet com a temida chuva preta em diversas cidades do Rio Grande do Sul e do Uruguai durante a semana. Conforme a previsão indicava, o fenômeno chegou ao estado catarinense e moradores registraram o fenômeno na região Oeste nesta quinta-feira (12).

Chuva preta em SC

O engenheiro agrônomo registrou a chuva preta na propriedade em Iporã do Oeste – Foto: Alex Junior Lorenzet/ND

O engenheiro agrônomo Alex Junior Lorenzet registrou a chuva preta em Iporã do Oeste, no Oeste de Santa Catarina. Ele explica que nunca tinha visto algo parecido. Ao longo da semana, Alex acompanhou os registros de outras localidades do Sul e nesta quinta-feira registrou a chuva preta na propriedade.

Lorenzet pontua que os moradores locais estão comentando sobre o assunto e compartilhando os registros de outras localidades da comunidade de São Vendelino. “Temos bastante produtores de aves, suínos e leite que realizam a captação da água”, explica.


Alex registrou a chuva preta na propriedade em Iporã do Oeste – Vídeo: Alex Lorenzet/ND

O produtor explica que desconectou o cano da cisterna dos dois aviários para que essa água não entre no reservatório, mesmo tendo a estação de tratamento. “É muita água e seria de extrema importância, mas desse jeito é complicado”.

Partículas de fumaça

O meteorologista Piter Scheuer explica que a chuva negra é proveniente das fumaças que possuem partículas de carbono que são vistas na chuva, ou seja, é a fuligem acumulada.

Chuva preta é registrada também em Chapecó – Vídeo: Angela Bueno/ND

Baixa qualidade do ar em todo o estado

A Defesa Civil de Santa Catarina alertou a baixa qualidade do ar nos últimos dias, pois o Estado Catarinense está sentindo os impactos das queimadas que ocorrem na região Centro-Norte do Brasil, Bolívia e Paraguai.

A combinação entre uma intensa massa de ar seco e quente e a fumaça das queimadas tem causado uma piora significativa na qualidade do ar, principalmente nas regiões Oeste e Extremo Oeste catarinense.

Segundo o Instituto do Meio Ambiente (IMA), a fumaça trazida pelas queimadas intensificou a poluição atmosférica. Estações de monitoramento do ar, localizadas nos municípios de Tubarão e Capivari de Baixo, registraram concentrações de partículas inaláveis (MP10) entre 80 e 130 μg/m³, valores que configuram um Índice de Qualidade do Ar entre moderado e ruim.

A Secretaria de Estado da Saúde alerta para que a população fique atenta para os sintomas que a baixa qualidade do ar podem causar: irritação nos olhos, nariz e garganta, além de cansaço e tosse seca. Grupos vulneráveis estão mais suscetíveis a problemas mais graves.

 Previsão para os Próximos Dias

Segundo a Defesa Civil, uma frente fria chegará ao Estado com chuvas em todas as regiões e com maior chance de chuva preta.

A chuva preta foi registrada também em Chapecó, Oeste de SC – Foto: Angela Bueno/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.