Técnicos da CBPM recebem Treinamento de Interação com comunidade

Profissionais da área técnica da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) participaram de um treinamento para alcançarem as comunidades envolvidas com projeto da companhia, através da comunicação interpessoal, identificar e solucionar potenciais conflitos, além de promover um diálogo mais eficienteO treinamento “Interação Social e Mediação de Conflitos”, do Governo da Bahia, foi ministrado pelo Mediador de Conflitos do Governo do Estado, Paulo Cezar Cabral, nos dias 6 e 7 de fevereiro.A programação da atividade incluiu aulas teóricas e rodas de conversas sobre situações reais enfrentadas pelos técnicos em campo. O tenente coronel da Polícia Militar da Bahia, responsável por aplicar o treinamento, destacou a importância da realização do treinamento. “As comunidades, às vezes, em razão do desconhecimento sobre a atividade de pesquisa mineral, ou até por experiências negativas do passado, acabam reagindo negativamente à presença dos técnicos”, informou.

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“Então, a chegada no território precisa de uma licença social, do respeito e transparência, e esse é o caminho para que esse diálogo ocorra, para que todas as partes, estado, comunidades e empresas possam efetivamente trazer benefícios sociais, fazer uma atividade sustentável e, sobretudo, com o cuidado ambiental”, apontou o mediador de conflitos.Um dos participantes do treinamento, o chefe de projetos da CBPM Francinaldo Silva considerou a iniciativa uma oportunidade enriquecedora para atuação da área técnica da pesquisa mineral em campo. “Durante nossas atividades, frequentemente nos deparamos com comunidades onde negociamos serviços e solicitamos autorizações para execução dos trabalhos. No entanto, nem sempre alcançamos sucesso nesses processos devido a ruídos na comunicação”, explicou.“Os conteúdos apresentados durante os dois dias do curso trouxeram valiosas orientações e práticas que certamente contribuirão para melhorar nosso relacionamento com as comunidades. As estratégias abordadas ajudarão a minimizar mal-entendidos e fortalecerão nossa capacidade de estabelecer diálogos mais eficazes, respeitando as particularidades culturais e as necessidades locais”, afirmou Silva.Apoio do Governo do EstadoPara o presidente da CBPM, Henrique Carballal, a mediação de conflitos é uma ferramenta essencial para garantir o sucesso das atividades da companhia. “O contato direto com as comunidades exige preparo e sensibilidade para compreender as diferentes realidades locais. A mediação e a escuta ativa são fundamentais para criar um ambiente de confiança e cooperação”, ressaltou.“Iniciativas como essa são possíveis em razão da liderança do governador Jerônimo Rodrigues, que tem nos dado todo o apoio necessário para a promoção do diálogo e a inclusão social, fortalecendo o papel da CBPM no desenvolvimento sustentável da Bahia”, afirmou.

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