“Ainda Estou Aqui” venceu um dos maiores prêmios de cinema da Espanha, o GOYA 

Genteee, estou falando com umas amigas minhas que moram na Espanha e elas me deram uma notícia tão maravilhosa que eu berrei tanto que deu para ouvir lá do Aterro do Flamengo. Tudo isso porque “Ainda Estou Aqui” faturou um dos maiores prêmios do cinema hispânico. 

O longa brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido pelo Walter Salles, levou o prêmio Goya na categoria de Melhor Filme Íbero-americano, neste sábado (8). Essa premiação é a principal do cinema espanhol. 

A produção superou filmes como o uruguaio Agarrame fuerte, o argentino El jockey, o chileno El Lugar de La Otra e o costa-riquenho Memorias de un cuerpo que arde. 

“Ainda Estou Aqui”é baseado no livro de mesmo nome do escritor Marcelo Rubens Paiva, no qual ele conta a história da mãe, a advogada Eunice Paiva, que precisou reconstruir a vida após a morte do marido, Marcelo Rubens Paiva, assassinado pela ditadura militar brasileira. 

Walter Salles não esteva presente no momento de divulgação dos vencedores, que ocorreu em Granada, na Espanha. Quem o representou e recebeu a estatueta pelo longa foi Jorge Drexler, um cantor uruguaio que já trabalhou com o diretor. 

No momento, ele leu uma mensagem que foi enviada por Salles. O cineasta fez questão de dedicar a vitória ao cinema brasileiro, a Eunice Paiva e sua família, Fernanda Montenegro e Fernanda Torres. 

“Estou profundamente agradecido à Academia e todos os acadêmicos por essa grande honra. Esse prêmio é muito especial para nós, não só por ser a primeira vez que um filme brasileiro é indicado. É uma grande honra pela admiração que tenho pela cultura ibero-americana como um todo, pela admiração que tenho pelo cinema espanhol e por cineastas que influenciaram minha formação”, disse no trecho do texto lido. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.