Presidente da Romênia renuncia pressionado após anulação das eleições de dezembro

romênia

O presidente romeno, Klaus Iohannis, anunciou sua renúncia nesta segunda-feira (10), após enfrentar críticas e protestos por permanecer no cargo após a anulação das eleições presidenciais em dezembro.

“Para evitar uma crise para a Romênia e seus cidadãos, deixarei o cargo na quarta-feira”, declarou em um discurso em Bucareste.

A princípio, o mandato do chefe de Estado de 65 anos deveria terminar no final de 2024, mas o primeiro turno das eleições presidenciais em 24 de novembro, vencido de forma improvável por um candidato pró-Rússia da extrema direita, foi anulado por suspeita de interferência russa.

Iohannis, um liberal e pró-Europa, decidiu então permanecer no cargo até as próximas eleições previstas para maio.

Desde então, dezenas de milhares de romenos saíram às ruas para denunciar “um golpe de Estado” e, após várias tentativas da oposição, o Parlamento deve se reunir esta semana em sessão plenária antes de um possível referendo.

“Em poucos dias, o Parlamento romeno decidirá sobre minha renúncia e a Romênia mergulhará em uma crise (…) com repercussões no país e, infelizmente, também além de nossas fronteiras”, disse o presidente.

No poder desde 2014, o governante lamentou ter chegado a este ponto e garantiu que “nunca infringiu a Constituição”.

O presidente do Senado e líder dos liberais, Ilie Bolojan, assumirá o cargo de presidente interino até as próximas eleições.

A extrema direita comemorou o anúncio da renúncia.

“Esta é a vossa vitória!”, declarou o presidente do partido AUR, George Simion, no Facebook, em referência às recentes manifestações. “Agora é hora de retomar o segundo turno”, completou.

O vencedor do primeiro turno, Calin Georgescu, crítico da União Europeia e da Otan e contrário a qualquer ajuda militar à Ucrânia, ainda não reagiu ao anúncio.

As autoridades o acusam de ter se beneficiado de uma campanha de apoio ilegal na plataforma TikTok, sobre a qual a Comissão Europeia abriu uma investigação.

ani-anb/bg/thm/pb/zm/aa/yr

© Agence France-Presse

Adicionar aos favoritos o Link permanente.