Defesa Civil de Blumenau alerta população sobre tempo seco e risco de incêndio 

Nos últimos dias, Blumenau enfrenta um tempo seco e um calor intenso, o que aumenta o risco para ocorrências relacionadas à incêndios. Com isso, a Defesa Civil alerta a população sobre alguns cuidados que devem ser tomados para evitar a propagação do fogo. Nesta quinta-feira (12), o município está entre as seis principais cidades do estado com a pior qualidade do ar registrada.

Defesa Civil de Blumenau alerta população sobre tempo seco e risco de incêndio  – Foto: NDTV/Reprodução ND

De acordo com a Defesa Civil de Blumenau, desde o dia 25 de agosto até esta quinta-feira (12), são observados 17 dias sem registro de chuva, de um total de 19, o que reflete no tempo seco enfrentado pela cidade nos últimos dias.

A cidade também registrou altas temperaturas, incomuns para esta época do ano, e chegou à máxima de 33,7°C na quarta-feira (11), dia em que apresentou uma qualidade de ar não recomendada para grupos sensíveis, conforme dados da plataforma IQAir.

Tempo seco em Blumenau ocasiona tempo fechado

Qualidade do ar em Blumenau atingiu nível alarmante na quarta-feira (11)  – Foto: NDTV/Reprodução ND

Defesa Civil alerta população sobre risco de incêndios devido ao tempo seco

A secretaria de Defesa Civil de Blumenau enfatizou que a combinação entre temperatura elevada e baixa umidade do ar aumenta o risco para a ocorrência de focos de incêndio, bem como a sua propagação.

A população deve ficar alerta para ações que possam dar início ao fogo. Confira o que deve ser evitado:

  • Descarte incorreto de resíduos e entulhos;
  • Descarte inadequado de bitucas de cigarro;
  • Queima de lixo;
  • Ateio de fogo em terrenos baldios.

A secretaria ainda reforça para que os moradores permanecem atentos à qualquer ação que possa provocar o início da chama e, consequentemente, causar um incêndio. Em caso de dúvida ou denúncia, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Até quando o tempo em Blumenau será afetado?

Conforme Laura Rodrigues, meteorologista da Epafgri/Ciram, a condição de fumaça, causada pelas queimadas registradas em várias regiões do país, agravou ao longo da semana. A passagem de uma massa de ar seco junto à presença de calor favorece essa situação.

“A gente tem o vento do Norte, que só contribui para trazer esse fluxo de fumaça do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil”, comentou. “A partir do momento que ele vira, não favorece mais o transporte da fumaça para o Sul do Brasil”, completou.

Ainda segundo a meteorologista, essa condição deve mudar a partir do final da semana. “Vai passar uma frente fria que trará chuva. Então essa virada de vento de Norte para Sul, favorece para minimizar essa situação”, explicou.

TEMPO SECO EM BLUMENAU REFLETIDO EM GRANDES NUVENS DE FUMAÇA

Fumaça das queimadas passa por regiões de SC – Foto: NDTV/Reprodução ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.