Governo do RJ prorroga inscrição para migração de jornada docente

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro prorrogou até o dia 17 de fevereiro o prazo de inscrição para a migração voluntária da jornada de trabalho dos professores Docente I, de 18 horas para 30 horas semanais, em caráter definitivo. O processo, iniciado em 23 de janeiro, encerraria nesta terça-feira (13).

Até o momento, 4.923 professores concluíram a migração referente ao ano de 2024. O objetivo da secretaria é atingir a meta de até 5 mil profissionais para o ano letivo de 2025. A secretária de Educação, Roberta Barreto, destacou que a ampliação da jornada é uma medida importante para reduzir a carência de docentes na rede estadual.

LEIA MAIS: Balança comercial do Rio tem superávit de US$ 1 bilhão em janeiro;

A adesão à mudança não é obrigatória, e o cargo de Professor Docente I de 18 horas continuará existindo. No entanto, aqueles que optarem pela migração terão garantidos todos os benefícios relativos à nova carga horária, incluindo aposentadoria e vencimentos proporcionais.

Os professores com duas matrículas também podem solicitar a migração na matrícula de 18 horas, mesmo que a segunda seja de 30 ou 40 horas. Além disso, profissionais afastados por licença especial ou médica podem se inscrever no processo seletivo interno.

A transição ocorrerá em etapas, conforme cronograma publicado no Diário Oficial. Serão analisados critérios como tempo de serviço, experiência em unidades da Seeduc e demanda por professores em cada disciplina. O novo regime prevê 20 horas de regência e 10 horas para planejamento e estudo, seguindo as diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Os interessados devem acessar o site https://conexao.educacao.rj.gov.br/migracaoch e seguir as instruções até as 23h59 do dia 17 de fevereiro.

The post Governo do RJ prorroga inscrição para migração de jornada docente appeared first on Super Rádio Tupi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.