Solo Leveling | 10 diferenças entre o anime e o manhwa

Estimated reading time: 9 minutos

Quando uma adaptação de anime é feita em cima de uma obra aclamada como Solo Leveling, as exigências de qualidade são bem altas. Havia receio que o anime não receberia uma boa adaptação devido aos desentendimentos entre os autores com o Japão. Mas o estúdio A-1 Pictures cumpriu a promessa de fazer um anime fiel à obra original. 

Uma das diferenças mais visíveis entre o anime e o manhwa são as mudanças feitas para acelerar o ritmo ou destacar outros elementos. Logo no primeiro episódio, já vimos várias alterações no anime, como introduções antecipadas e pistas sobre os futuros arcos. 

Ilha Jeju

A ilha Jeju é introduzida no episódio 1 do anime, enquanto o manhwa aborda esse desafio nos arcos posteriores. Os Caçadores Baek Yoonho, Min Byung Gyu e Choi Jongin são apresentados lutando contra os monstros formigas para mostrar como os Rank-S são superiores. 

Além disso, o episódio final da 1ª temporada encerra com uma a guilda de Jongin descobrindo que as formigas estão evoluindo. No manhwa, eles só descobrem sobre a evolução quando uma das formigas ataca uma região do Japão. O anime deu um vislumbre do quão perigoso será o chefe dessa dungeon. 

Yoo Jinho tem um background maior 

Embora Jinho não participe das lutas, ele tem um papel vital como o parceiro de Jinwoo. Levando em conta sua importância, o anime deu cenas extras para expandir a relação de Jinho com sua família. Na 1ª temporada, temos uma noção melhor do quão importante é para ele ganhar o respeito de seu pai e superar seu irmão. 

No entanto, a segunda temporada cortou a introdução da prima de Jinho, Yoo Suhyun, uma atriz e modelo famosa da Coreia. No manhwa, durante o arco de Kargalgan, Jinho se encontra com Suhyun para reclamar de Jinwoo, que não atende suas ligações. 

Ação extra  

As adaptações de anime tem a oportunidade de melhorar as lutas do mangá, adicionando uma dose de ação extra. A A-1 Pictures fez isso muito bem na luta entre Jinwoo e Igris, com o acréscimo de coreografias incríveis. Quando os dois largam suas espadas, eles travam uma batalha corpo a corpo.

Jinwoo usa sua velocidade máxima para tentar acertar um golpe, mas Igris o supera em todos os quesitos. Essa luta corporal é exclusiva do anime, o manhwa parte direto para o ataque final do protagonista após a luta de espadas. 

Os prisioneiros

Depois de enfrentar o Cerberus, Jinwoo se reencontrou com seus antigos colegas da dungeon dupla. Em sua última missão, eles foram colocados junto a um grupo de prisioneiros cruéis. No anime, os prisioneiros não têm nenhuma relevância em cena, porque eles são exterminados por Kang Taeshik rapidamente. 

O manhwa, por outro lado, usa um dos prisioneiros para destacar a versão mais sombria de Jinwoo. Antes de sair da dungeon, o protagonista percebeu que esse prisioneiro estava se fingindo de morto, e pediu para acompanhá-lo. Ele acabou sendo jogado no ninho dos Goblins como punição pelos seus crimes. 

O remorso de Jinwoo 

Conforme Jinwoo fica mais forte, ele se torna cada vez mais sério e arrogante. O lado negativo dessa mudança é que sua humanidade corre o risco de se afundar na escuridão. O manhwa prioriza o lado sombrio do protagonista para criar a imagem de um Caçador inabalável, mas o anime faz uma mudança sutil nessa parte. 

A experiência de matar outros humanos, mesmo que seja por sobrevivência, abala sua mente até certo ponto. Ele demonstra remorso após matar o grupo de Hwang Dongsuk, e percebe que o conflito entre Caçadores é algo inevitável em seu mundo.

A introdução de Cha Hae-in

Cha Hae-in aparece pela primeira vez no capítulo 65 do Manhwa, na cena em que a guilda de Jongin sai de uma dungeon Rank-A. Entretanto, o anime já introduz a personagem no episódio 1, quando ela intercepta um ladrão de bolsas na cidade.

Ela só mostra o potencial das suas habilidades no arco da ilha Jeju, então suas aparições foram limitadas em cenas rápidas na 1ª temporada. O anime também brinca com a entrada de Haein, fazendo um contraste entre sua popularidade e a má fama de Jinwoo. Todos adoram ela como uma celebridade, enquanto o protagonista era taxado como o mais fraco. 

Aparições antecipadas 

Assim como Hae-in, outros personagens de Solo Leveling, que são apresentados mais para frente, já fazem aparições sutis no anime. Han Songyi, a amiga de Jinah, aparece no capítulo 11 do manhwa, mas o anime já a introduz no episódio 1. Ela é a garota que tem sua bolsa recuperada por Haein. 

Kang Taeshik aparece como o parceiro de Woo Jinchul no episódio 3 antes de enfrentar Jinwoo. Lee Bora e Gina, as feiticeiras que entram na dungeon de Kargalgan, tem uma cena rápida no episódio 6 da 1ª temporada. Os Caçadores Rank-S que vemos na ilha Jeju também aparecem depois no manhwa. 

A reação de Baek Yoonho

No arco do Portal Vermelho, Yoonho e quase entra em uma briga mortal com Hwang Dongsoo. Ele é desprezado pelos Caçadores da Coréia, porque abandonou sua terra natal pela América em troca de dinheiro. Por essa razão Yoonho reage com uma tremenda angústia ao encontrar Dongsoo na sua jurisdição.

No manhwa, sua angústia é bem destacada quando ele se transforma só de olhar para o ex-companheiro. Yoonho questiona seus motivos e já fica pronto para atacar a qualquer hora. No anime, ele contém sua raiva até Dongsoo ameaçar um dos seus subordinados.  

A extração de Iron 

Iron é a sombra que Jinwoo extraiu de Kim Chul, o Caçador Rank-A que tentou atacá-lo dentro do Portal Vermelho. A única diferença do manhwa é que a  extração é mais lenta para dar uma sensação de agonia à cena. Na hora que Igris perfura Chul com sua espada, vemos como foi doloroso para ele ser empalado vivo. 

Baruka, o líder dos elfos de gelo, também testemunha Chul correndo até Jinwoo e o processo de extração. O anime mostrou Chul sendo perfurado, mas não de uma forma tão chocante. O drama do manhwa foi omitido para acelerar o ataque surpresa de Iron. 

Expressões cômicas 

Embora o manhwa priorize o lado sombrio de Jinwoo, Solo Leveling também apresenta cenas de comédia para quebrar o gelo. Geralmente, os personagens sempre fazem expressões cômicas de raiva, timidez, surpresa, tristeza e alegria durante as cenas de comédia. 

Essas expressões não são usadas no anime. Ao diminuir as cenas de comédia, a animação ficou conhecida pelo seu tom mais sério, o que é bom para quem prefere as cenas de ação, mas faz falta para os leitores que gostam da comédia do manhwa. 

Leia mais sobre Solo Leveling:

  • Siga o O Vício no Google Notícias e não perca nada sobre Cultura Pop!
  • Solo Leveling divulga visual de novo guerreiro das sombras
  • Solo Leveling revela capa do Blu-ray da 2ª temporada

Jinwoo está pronto para evoluir de caçador fraco para um poderoso super guerreiro, não importa o que seja necessário!

A web novel original criada por Chugong contou com 14 volumes no total. A obra ganhou uma adaptação em webtoon, ilustrada por Jang Sung-rak, também conhecido como Dubu, CEO do Redice Studio.

No Brasil, a Editora Panini assumiu a publicação do manhwa, após a NewPOP perder os direitos.

O post Solo Leveling | 10 diferenças entre o anime e o manhwa apareceu primeiro em O Vício.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.